Ministro das Finanças assume presidência do Conselho de Governadores do BEI

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 24 mai (Lusa) - O ministro das Finanças, Mário Centeno, assumiu hoje a presidência do Conselho de Governadores do Banco Europeu de Investimento (BEI), sucedendo ao seu homólogo da Polónia, anunciou o Ministério das Finanças.

Em comunicado, as Finanças afirmam que o mandato terá a duração de um ano e que a nomeação "é automática e decorre do esquema de rotação estabelecido pelo banco, baseado na ordem alfabética dos Estados-membros em língua inglesa".

Enquanto presidente do Conselho de Governadores do BEI, Mário Centeno presidirá à reunião anual do Conselho de Governadores -- composto pelos restantes ministros das Finanças da União Europeia --, que "deverá ocorrer em maio de 2018, bem como a eventuais reuniões extraordinárias do Conselho que venham a ser agendadas".

O BEI foi fundado em 1958 e tem como principal objetivo a "promoção do desenvolvimento do mercado interno da União Europeia, através da concessão de financiamento a longo prazo, de garantias e de assistência técnica", lê-se no comunicado do Ministério das Finanças.

Portugal tornou-se acionista do BEI em 1986, com a adesão à então Comunidade Económica Europeia. Contudo, o BEI começou a financiar operações em Portugal a partir de 1976, tendo desde essa data emprestado cerca de 46.404 milhões de euros para apoiar 769 projetos.

O volume de financiamento do BEI foi de 83,75 mil milhões de euros em 2016.

O financiamento assinado pelo BEI em 2016 em Portugal totalizou 1.486 milhões de euros, ligeiramente acima dos 1.413 milhões de euros observados em 2015.

CSJ // ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.