Grupo mundial do Golfo Pérsico em vias de instalar fábrica em Portugal - Paulo Portas

| Economia
Porto Canal / Agências

Dubai, 04 dez (Lusa) - O vice-primeiro-ministro anunciou hoje que "há uma forte possibilidade" de um grupo mundial do Golfo Pérsico instalar uma fábrica de rações animais em Portugal e que o país vai exportar para os Emirados Árabes Unidos carne de vaca e de aves.

"Acho que estamos a conseguir fechar bem esse dossier que é para 2014", disse Paulo Portas, no final da assinatura de um contrato entre uma empresa portuguesa para a exportação de azeite 'premium' para oito países do Golfo, com um valor potencial de cinco milhões de euros, no âmbito da missão empresarial ao Qatar e aos Emirados Árabes Unidos que termina na sexta-feira.

O vice-primeiro-ministro frisou que "há uma forte possibilidade" de "um grande grupo mundial" sediado no Golfo Pérsico, sem dizer qual, de instalar "uma fábrica de rações animais".

"Tinham [grupo mundial] de escolher um país para investir e a Aicep "apresentou uma proposta competitiva e suponho que Portugal está muito bem colocado", disse.

O governante explicou que esse grupo comprará aos agricultores portugueses, transformará os seus produtos que exportarão a partir de Portugal.

Sobre o local para a instalação da fábrica, o investimento e a criação de emprego, Paulo Portas foi cauteloso: "Vamos com cuidado, demos um passo bastante grande para que o investimento seja feito em Portugal e não noutro país".

Paulo Portas avançou ainda que Portugal negociou com o Governo dos Emirados Árabes Unidos a abertura de dois novos mercados para as exportadoras portuguesas.

"Vamos poder exportar para os Emirados Árabes Unidos carne de vaca e carne de aves e entregámos pedidos para poder fazer o mesmo para leite e laticínios", disse, destacando o papel do ministério da Agricultura nas negociações.

JMG// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.