Manchetser sob vigilância redobrada vive ambiente sombrio

| Mundo
Porto Canal com Lusa

A cidade de Manchester está hoje sob vigilância redobrada e ensombrada pelo atentado terrorista da noite anterior, que causou pelo menos 22 mortos.

À porta da principal estação de comboios, Manchester Picadilly, estão pelo menos cinco veículos da polícia e vários agentes armados com 'tasers' e armas automáticas.

Mais à frente, em Picadilly Gardens, praça onde habitualmente param dezenas de pessoas, o reforço policial é igualmente visível e o ambiente é sombrio.

Várias pessoas abordadas pela agência Lusa preferiram não comentar o atentado da noite anterior, que resultou em pelo menos 22 mortos confirmados e 59 feridos.

Porém, o sentimento geral é de consternação. "É triste, porque o que fizeram foi matar o maior número de pessoas possível e eram sobretudo crianças", lamentou o septuagenário Gerry Ford, natural da cidade, em declarações à agência Lusa.

Na sua memória está ainda a grande explosão de 1996 causada por uma bomba de 1,5 tonelada colocada pelo IRA.

"Eu estava aqui e senti o abanão", recordou a propósito do atentado de há 21 anos, que não fez vítimas mortais mas deixou mais de 200 feridos.

Gerry Ford não conhece a artista Ariana Grande, cujo concerto atraiu na noite de segunda-feira milhares de crianças e adolescentes à Arena de Manchester. Porém, o acontecimento não o deixou indiferente.

Adepto do Manchester United, Gerry Ford mostra pouco interesse na final da Liga Europa na quarta-feira quando a sua equipa vai disputar com o Ajax em Estocolmo.

Na mão segura uma cópia do jornal local, o Manchester Evening News, cuja manchete é "Massacre" e que fez uma edição especial com um caderno de 34 páginas sobre o assunto.

"Não preguei olho a noite inteira. Hoje vou à igreja e vou rezar uma prece pelas vítimas e famílias", acrescentou.

Pelo menos 22 pessoas morreram e 59 ficaram feridas numa explosão na Arena de Manchester, no norte da Inglaterra, na segunda-feira, no final de um concerto da cantora Ariana Grande, segundo o balanço mais recente da polícia.

O comandante da polícia de Manchester, Ian Hopkins, disse que as autoridades suspeitam que o responsável foi um homem apenas, que morreu na explosão e que "transportava um engenho explosivo improvisado, que detonou, causando esta atrocidade".

As autoridades britânicas estão a tratar este caso como um "incidente de terrorismo".

A primeira-ministra britânica, Theresa May, já condenou o atentado: "Todos os ataques terroristas são terríveis, mas este destaca-se pela aterradora cobardia doente de quem visa crianças e jovens".

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Acidente na Namíbia. 20 portugueses feridos, mas oito deverão regressar em breve

O Governo corrigiu esta sexta-feira para 20 o número de portugueses feridos no acidente de quarta-feira na Namíbia, indicando que oito já tiveram alta e 12 continuam internados, dos quais seis com vigilância especial.