Programa nacional de reformas português é "suficientemente ambicioso"

| Política
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 22 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia decidiu hoje que o Programa Nacional de Reformas (PNR) apresentado por Portugal é "suficientemente ambicioso" para evitar uma "decisão política" imediata.

"Após uma avaliação muito cuidadosa dos PNR, concluímos que são suficientemente ambiciosos para evitar que tenhamos de tomar alguma decisão política hoje" sobre os desequilíbrios macroeconómicos excessivos de Portugal, Itália e Chipre.

Bruxelas concluiu hoje, no pacote da primavera do Semestre Europeu", que "desde que os três países apliquem plenamente as reformas definidas nas recomendações específicas por país".

Em fevereiro, Bruxelas tinha identificado o crédito malparado, o elevado nível da dívida pública e privada e as fragilidades no mercado de trabalho como problemas que afetam a economia portuguesa.

Face ao PNR submetido por Lisboa, a Comissão Europeia considerou hoje não ser necessário acelerar o procedimento, desde que Portugal aplique plenamente as reformas definidas nas recomendações específicas por país.

O procedimento por desequilíbrios macroeconómicos excessivos (que visa as questões económicas) é um paralelo ao do Défice Excessivo, que analisa questões orçamentais.

IG // SB

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.