Roubado camião com carga radioativa perigosa no México - ONU

| Mundo
Porto Canal / Agências

Viena, 04 dez (Lusa) - Um camião de transporte de substâncias radioativas para utilização médica, que podem ser "extremamente perigosas", foi roubado no México, anunciou hoje a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA).

"No momento do roubo, a fonte (radioativa) estava corretamente protegida. Mas a fonte pode ser extremamente perigosa para qualquer pessoa se a proteção for retirada ou danificada", precisou, em comunicado, a agência da ONU, com sede em Viena.

O roubo ocorreu a 02 de dezembro, acrescentou a AIEA, que foi informada pela autoridade nuclear mexicana (CNSNS).

O camião transportava a substância radioativa do tipo Cobalto 60, usada em radioterapia, proveniente de um hospital de Tijuana (norte). O roubo deu-se em Tepojaco, perto da Cidade do México.

As autoridades mexicanas estão a realizar buscas para encontrar o camião e difundiram um comunicado para avisar a população.

A substância não pode ser utilizada no fabrico de uma arma nuclear convencional, mas pode ser usada, em teoria, numa "bomba suja", que combine explosivos convencionais e isótopos radioativos.

Os peritos advertem regularmente para o perigo que representa o armazenamento deste tipo de substâncias em hospitais, sem vigilância adequada.

EJ // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.