ERC abriu processo para analisar divulgação de vídeo de alegado abuso sexual no Porto

| País
Porto Canal com Lusa

Porto, 17 mai (Lusa) -- A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) abriu hoje um processo para analisar a divulgação, por parte do jornal Correio da Manhã (CM), de um vídeo com um "alegado abuso sexual sobre uma jovem" num autocarro do Porto.

A informação foi divulgada na página oficial da ERC, que acrescenta a intenção de, "oportunamente", tornar pública a decisão que venha a adotar sobre este caso".

Contactado pela Lusa, Otávio Ribeiro, diretor do CM, afirmou que o jornal divulgou "um facto relevante e polémico, protegendo a identidade" dos envolvidos e assinalou que "sem notícias, não há reflexão".

"Limitamo-nos a fazer o nosso trabalho. Trata-se de um facto relevante e polémico. Protegemos a identidade dos agentes, mas fazemos notícia. Sem notícias, não há reflexão", disse o diretor daquele diário.

A PSP do Porto esclareceu hoje à Lusa que não recebeu qualquer queixa sobre o alegado abuso de uma rapariga dentro de um autocarro, este mês, numa noite da Queima das Fitas, tendo encaminhado o caso para "o órgão criminal competente".

Fonte da PSP do Porto indicou ao início da tarde estar a averiguar uma denúncia feita através do e-mail "de um cidadão", que relatou o caso que foi filmado e partilhado nas redes sociais, para além de ter sido divulgado pelo Correio da Manhã.

Entretanto, a mesma fonte disse à Lusa ter concluído não existir, naquela força policial, registo de qualquer queixa.

A edição de hoje do jornal Correio da Manhã divulga uma "alegada violação num autocarro do Porto" que, de acordo com "testemunhos e comentários que circulam em várias redes sociais, se terá passado durante a Queima das Fitas, que decorreu entre 07 e 14 de maio".

A Lusa contactou a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), que assegura o transporte especial noturno durante a Queima das Fitas, mas não obteve qualquer resposta.

A Lusa tentou contactar a presidente da Federação Académica do Porto, mas tal não foi possível.

Contactada pela Lusa, a Polícia Judiciária não quis comentar o caso.

A Lusa questionou a Procuradoria-Geral da República (PGR) mas não obteve resposta até ao momento.

ACG // LIL

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.