Cheias na Malásia causam um morto e obrigam à retirada de milhares de pessoas

| Mundo
Porto Canal / Agências

Kuala Lumpur, 04 dez (Lusa) - Pelo menos um jovem morreu e milhares de pessoas foram retiradas na sequência das cheias, provocadas pelas fortes chuvas, na Malásia, indicaram hoje as autoridades.

Cerca de 19 mil pessoas foram realojadas em centros de abrigo montados em escolas na costa leste dos estados de Pahang, Terengganu e Johor, no sul da Malásia.

Fonte do Departamento Meteorológico indicou que o nível da água dos rios vai continuar a subir por força da maré alta e da água que tem vindo a ser libertada pelas barragens, apesar de se prever que a chuva alivie nas zonas mais atingidas pelas inundações.

"Hoje continua a chover, mas esperamos que a chuva pare amanhã [quinta-feira] e depois a situação vai melhorar", explicou, em declarações à AFP, um funcionário do Departamento Meteorológico.

Na segunda-feira, foi emitido um alerta "laranja" para os estados de Pahang e Terengganu, advertindo-se os residentes para estarem preparados para uma possível evacuação da zona.

Inundações causadas pela época das chuvas de monção, que se início por volta do mês de novembro, são comuns naquele país do sudeste asiático.

DM // JCS.

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.