Dispositivo para Lisboa com 586 operacionais, 133 veículos e 141 equipas

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 15 mai (Lusa) -- O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF) deste ano para o distrito de Lisboa é idêntico ao de 2016 e abrange 586 operacionais, 133 veículos e 141 equipas, anunciou hoje a Proteção Civil.

Os dados foram revelados na tarde de hoje pelo comandante operacional distrital de Lisboa da Proteção Civil, André Fernandes, durante a apresentação do Plano Operacional do Distrito de Lisboa, no âmbito do DECIF 2017, que decorreu no Fórum Lisboa.

O DECIF terrestre para o distrito de Lisboa deste ano é igual ao do ano passado e é constituído por operacionais e por meios dos 56 corpos de bombeiros da região, sendo que o Regimento Sapadores Bombeiros de Lisboa será chamado a intervir sempre que necessário.

A apresentação contou com a presença do secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, do presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil e de comandantes de vários corpos de bombeiros do distrito de Lisboa.

A época oficial de incêndios florestais começou hoje, depois de um inverno e de uma primavera com cerca de seis mil fogos e uma área ardida superior a 11 mil hectares.

A época de incêndios começa com a fase Bravo, a segunda mais crítica, e vai mobilizar, até 30 de junho, 1.561 equipas compostas por 6.607 operacionais e 1.514 viaturas, segundo o DECIF de 2017.

A época de incêndios termina a 15 de outubro e os meios de combate estarão na sua capacidade máxima entre 01 de julho e 30 de setembro, a chamada "fase Charlie".

Para esta fase, considerada a mais crítica, vão estar envolvidos 9.740 operacionais e 2.065 viaturas, apoiados por 48 meios aéreos e 236 postos de vigia.

JGS (CMP) // MCL

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.