Eleitos do PS nas freguesias do Porto entregam pelouros

Eleitos do PS nas freguesias do Porto entregam pelouros
| Política
Porto Canal com Lusa

Os eleitos do PS com cargos nas juntas de freguesia do Porto decidiram entregar os seus pelouros, indicou hoje a Concelhia socialista local, justificando a decisão com a "solidariedade" face a igual decisão tomada pelos vereadores na câmara.

Em comunicado, o PS/Porto avança que a decisão se aplica a quatro juntas de freguesia onde foi fixado um acordo pós-eleitoral com o movimento independente de Rui Moreira: Bonfim, Ramalde, Lordelo do Ouro/Massarelos, e Centro Histórico (União de Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória).

"[A decisão] representa um gesto de solidariedade de todos os eleitos com a decisão tomada pelo PS/Porto e pelos vereadores eleitos na Câmara Municipal do Porto", lê-se na nota.

No dia 06 de maio, o PS/Porto anunciou que Manuel Pizarro é o candidato socialista à Câmara do Porto. A decisão do PS de avançar com um candidato próprio surgiu um dia após o movimento independente de Rui Moreira - Porto, O Nosso Partido, que tem o apoio do CDS-PP, ter anunciado que prescindia do apoio dos socialistas à recandidatura do autarca.

Na segunda-feira seguinte, dia 08, os vereadores socialistas na câmara do Porto, Manuel Pizarro e Manuel Correia Fernandes, devolveram os pelouros que detinham - Habitação e Ação Social, bem como Urbanismo, respetivamente.

Na sequência desta decisão, Rui Moreira passa a deter os pelouros da Habitação e Ação Social, da Cultura, da Proteção Civil e do Desporto e Lazer, ao passo que Rui Loza, representante da autarquia na Porto Vivo - Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU), fica a tutelar o Urbanismo.

Na nota de hoje do PS/Porto lê-se que a decisão de também serem entregues os pelouros dos socialistas com cargos nas juntas de freguesia "não coloca em causa a governabilidade" destas autarquias "até às eleições" que se realizam a 01 de outubro.

"Desta forma, os eleitos do PS honram o mandato para o qual foram eleitos e que cumpriram diligentemente em coligação ao longo de quase quatro anos, respeitando o programa que apresentaram aos cidadãos do Porto", refere o comunicado.

A concelhia socialista salienta que "em nenhum momento os eleitos do PS procuraram condicionar ou usurpar a identidade de qualquer movimento", acrescentando que "numa democracia madura os acordos celebrados cumprem-se no respeito pela identidade de todos os que os compõem".

"Foi sempre assim e o Porto sabe-o. Os socialistas foram parceiros dedicados e leais ao longo deste mandato e lamentam profundamente que, a pretexto de quaisquer declarações, os dirigentes do movimento do Dr. Rui Moreira tenham visto uma oportunidade para afastar os socialistas com argumentos que a Cidade não compreendeu", aponta a nota.

"Não precisamos de atacar nenhuma instituição democrática - como os partidos - para afirmar que connosco a cidade está mesmo em primeiro", termina o comunicado.

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.