Empresa de antivírus diz que foram atingidos pelo ciberataque 99 países

Empresa de antivírus diz que foram atingidos pelo ciberataque 99 países
| Mundo
Porto Canal com Lusa

A empresa checa de antivírus Avast, que figura entre as 10 primeiras do mundo, informou este sábado que o ciberataque registado na véspera em mais de 70 países afeta já 99 estados.

"Temos já 75.000 deteções do WanaCryptOr 2.0 em 99 países", explicou no blogue da Avast o informático Jakub Kroustek.

Segundo o especialista, o ataque de piratas informáticos está dirigido "sobretudo à Rússia, Ucrânia e Taiwan" e "afetou com êxito" grandes instituições, como hospitais em Inglaterra e a empresa de telecomunicações espanhola Telefónica.

O perito checo anunciou logo na sua conta de Twitter uma rápida escalada dos ataques, que "passaram a 100.000 em menos de 24 horas".

A mesma fonte confirmou que na Rússia ocorreram 57% destas deteções.

A Avast teve conhecimento da primeira versão do WanaCrypOr em fevereiro e agora assinala que este 'software' maligno está disponível em 28 línguas diferentes, "desde búlgaro a vietnamita", precisou Kroustek.

O WanaCrypOr limita ou impede os utilizadores de aceder ao computador ou a ficheiros e para abrir de novo essa possibilidade solicita um resgate.

O resgate paga-se normalmente com uma moeda digital, a "bitcoin", o que dificulta o trabalho de seguir o rasto do pagamento e identificar os "hackers".

França anunciou, entretanto, que vai abrir um inquérito aos ataques ocorridos sexta-feira no país.

+ notícias: Mundo

Português morre em acidente de trabalho em Saragoça

Um homem de 39 anos, de nacionalidade português, morreu esta terça-feira, num um acidente de trabalho numa fábrica de vidro (Verallia), na localidade de Cuarte de Huerva, em Saragoça, Espanha, revelou a Europe Press que cita o Governo de Aragão.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.