PR de São Tomé e Príncipe defende "mobilidade sem qualquer restrição" na CPLP

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 12 mai (Lusa) - O Presidente de São Tomé e Príncipe, Evaristo Carvalho, considerou hoje que a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa deve evoluir para uma comunidade dos povos, defendendo a mobilidade em cada um países-membros "sem qualquer restrição".

"Desde o início da construção da nossa comunidade, sempre pensámos e falámos que para a CPLP de facto representar o nosso povo era necessário construir condições para que os povos de toda a comunidade pudessem ter a facilidade de se movimentar, tanto num país, como noutro", disse o Presidente de São Tomé e Príncipe no final de uma visita à sede da CPLP.

"Isto significaria, de facto, a verdadeira realidade da comunidade; no plano estratégico da CPLP prevê-se que avancemos nesse sentido, que todos os nossos povos possam ter mobilidade em cada um dos nossos países sem qualquer restrição", disse Evaristo Carvalho, em declarações aos jornalistas, no final da visita, a primeira de um chefe de Estado durante a vigência do novo secretariado-executivo, liderado pela são-tomense Maria do Carmo Silveira.

"Com a nossa vontade e o nosso trabalho vamos conseguir isso para a CPLP, que deixe de ser uma comunidade política para ser uma comunidade dos povos e das populações que constituem a nossa comunidade", vincou o chefe de Estado de São Tomé e Príncipe.

MBA // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.