Adesão à greve dos CTT entre 18,5% segundo administração e 78% pelo sindicato

Adesão à greve dos CTT entre 18,5% segundo administração e 78% pelo sindicato
| País
Porto Canal

A adesão à greve dos trabalhadores dos CTT varia entre os 18,5% avançados pela administração e os 78% garantidos pelo sindicato do setor, com os dois lados a dividirem-se também sobre o funcionamento dos serviços.

De acordo com a administração, as 624 lojas dos CTT de todo o país encontram-se abertas e a maior parte dos carteiros está a distribuir correio.

"A taxa de adesão à greve é de 18,5%, menos 8% do que idêntica greve feita pelos mesmos motivos há um mês", disse à Lusa o diretor de Recursos Humanos da empresa, António Marques.

"Todas as carreiras saíram do centro de produção e logística, o que quer dizer que o correio chegou aos nossos centros de distribuição postal, de onde saem os carteiros para a rua em termos de distribuição, portanto a maior parte dos carteiros está na rua a distribuir correio", acrescentou.

A perspetiva da administração contrasta com a do Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações, já que, segundo o sindicalista José Oliveira, os números apontam para uma adesão à greve na ordem dos 78 por cento.

Os dados "podem ser corrigidos um pouco para cima ou um pouco para baixo, mas ficam muito distantes dos 18% que tivemos conhecimento que a administração refere", garantiu José Oliveira.

A adesão obtida, avança o sindicalista, "está a responder às perspetivas" e "vai presidir também à decisão de hoje à tarde -- a continuação da luta, que já está a anunciada para [dia] 27 e para o fim do ano".

O diretor dos Recursos Humanos lamentou ainda os incidentes de quinta-feira à noite, quando a polícia foi chamada a intervir no centro de distribuição dos CTT em Cabo Ruivo, Lisboa, para permitir a saída dos primeiros quatro camiões depois do início da greve na empresa.

"Penso que não cabe à empresa fazer comentários, eu fazia apenas uma pequena referência: os piquetes de greve, de acordo com a lei, têm toda a legitimidade para persuadir os trabalhadores a aderir à greve mas isto sem prejuízo do respeito pela liberdade dos trabalhadores não aderentes", disse António Marques.

Também o sindicalista José Oliveira lamentou o incidente, afirmando que pretende perguntar à ministra das Finanças, quando for expor as preocupações dos trabalhadores dos CTT, porque "mandou açoitar" os funcionários que estavam em piquete.

Os trabalhadores, que receiam a destruição da empresa com a privatização, criticam a atuação do Corpo de Intervenção da PSP, que acusam de "carregar de forma vergonhosa" sobre o piquete de greve e de outras organizações que se encontravam no local.

Questionado pela Lusa, o porta-voz da PSP escusou-se a fazer qualquer comentário sobre o incidente em Cabo Ruivo.

No parlamento, hoje de manhã, o Bloco de Esquerda interpelou a presidente da Assembleia da República sobre a "restrição da liberdade de deputados" pela polícia, junto ao piquete de greve dos CTT, exigindo que peça explicações ao ministro das Administração Interna.

"Colocou-se em causa o que é um direito dos deputados desta Assembleia da República, que é o da livre circulação, e, para nós, um ato como esses não pode passar sem uma explicação cabal do ministro da Administração Interna", afirmou o líder parlamentar do Bloco, Pedro Filipe Soares.

Os trabalhadores dos CTT de todo o país vão reunir-se hoje em plenário pelas 14:30 na Praça dos Restauradores, em Lisboa, para decidirem a continuação do protesto.

Cerca das 15:00, vão dirigir-se em manifestação até ao Ministério das Finanças.

Uma delegação do sindicato irá ainda entregar na Assembleia da República "uns largos milhares de postais" a exigir a não privatização da empresa, assinados por cidadãos de todo o país.

O sindicato anunciou ainda, em comunicado, que às 17:00 terá uma delegação a reunir-se com a ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, em que defenderá as posições de oposição ao negócio de venda dos CTT.

A greve dos CTT foi convocada pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações para protestar contra a privatização da empresa.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.