Leitura deve ser vista como bem a que todos têm direito - comissária do Plano Nacional

| País
Porto Canal com Lusa

Porto, 23 abr (Lusa) -- A comissária do Plano Nacional de Leitura (PNL) 2027, Teresa Calçada, defendeu hoje que "a leitura deve ser vista e protegida como um bem a que todos têm direito e a que todos devem ter acesso".

"É um dos direitos humanos, ler é ter dignidade e liberdade, ler é poder", afirmou Teresa Calçada, na Biblioteca Almeida Garrett, no Porto, onde foi lançada a nova fase do PNL.

Para a responsável, o combate pela leitura não se esgota numa escolarização crescente.

"Numa sociedade em que a dispersão, a superficialidade e a distração são dominantes e em que, por força de múltiplas razões - e em grande medida a dos algoritmos que condicionam as nossas vidas mais do que se julga -, se confunde abundância de dados com saber validade, exige-se valorização social da leitura", sublinhou.

Segundo a responsável, a ideia fundadora do PNL 2027 é "a palavra, tomada do seu sentido capital, fala o mundo".

De acordo com a comissária, este PNL 2027 tem como uma das suas linhas de força "colocar a leitura e a escrita no centro da escola, de modo a desenvolver as competências leitoras, aprender a ler, interpretar, compreender, ler de forma orientada em sala de aula, ler a par, em voz alta, silenciosamente, ler mais, em grupos, em clubes, ler sempre e em todo o lado".

O objetivo é permitir que os alunos consigam " lidar de forma crítica com informação, para estruturar o conhecimento, melhorar as aprendizagens, a qualificação e o sistema educativo".

"Aprender a ler e ler para aprender é uma máxima a honrar", sustentou.

Outra linha do PNL, apontou, é a realização de estudos científicos que permitam uma "perceção longitudinal da evolução das competências e práticas leitoras dos portugueses", como base para diagnóstico, tomadas de decisões e identificação de novas linhas de inovação e investigação.

"Como linhas de força pretendemos alargar o público alvo, das crianças aos adultos, designadamente jovens adultos e adultos em qualificação, certos da necessidade e do valor de aprender ao longo da vida", bem como "incentivar a prática de escrita, forma de expressão pessoal, interação e comunicação, enquanto condição para reforçar as capacidades ler, de ler bem, com fluência, conciliando o analógico e o digital", sublinhou.

O PNL prevê ainda "valorizar todas as literacias em relação às quais a leitura e a escrita são nucleares e transversais, tirando partido do convívio dos textos e do livro, com o áudio, o vídeo e a multimédia", e "cuidar da leitura por prazer, favorecendo a existência de espaços e tempos, oportunidades formais e informais para exercitar a prática e o gosto de ler", disse.

Está também previsto consolidar o trabalho colaborativo entre bibliotecas escolares e municipais, alargando-o às bibliotecas do ensino superior.

Para Teresa Calçada, é obrigação do Estado apoiar a prática da leitura, não competindo ao Estado dizer o que se deve ler, mas sim dizer que se deve ler.

"Compete-lhe, como em qualquer política publica [...], investir, apoiar e criar as condições necessárias e fundamentais para que todos tenham acesso à leitura, mas a leitura não acontece de forma espontânea, adquire-se, é adquirida e, para tal, exige competências, bastantes competências", sublinhou.

Nesta cerimónia de lançamento do PNL, os ministros da Cultura e da Educação - entre outros governantes, personalidades da vida pública nacional, jovens e crianças - leram excertos de obras escolhidas por si.

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, escolheu o trava-línguas "O Rato e o Rei", mostrando o seu "sotaque raiano", enquanto o ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, optou por ler excertos do poema de Eugénio de Andrade "A Casa de Siza [Vieira] na Boa Nova".

O PNL estará dependente do Ministério da Educação, em articulação com as tutelas da Cultura e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Foi criado em 2006 pelo Governo, para melhorar os níveis de literacia e leitura dos portugueses.

Na primeira década de atividade, o projeto envolveu a realização de estudos, trabalho de promoção do livro e da leitura em todos os agrupamentos de escolas, envolvendo municípios, a Rede de Bibliotecas Escolares, professores, bibliotecários, pais e alunos.

Uma das faces mais visíveis do PNL foi a criação de listas anuais de livros, recomendados para leitura para diferentes níveis letivos e em contexto escolar e familiar.

JAP (SS) // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.