Paralímpico Gabriel Macchi conquistou medalha de prata na Maratona de Londres

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Londres, 23 abr (Lusa) - O atleta português Gabriel Macchi conquistou hoje a medalha de prata na Maratona de Londres, prova integrada na Taça do Mundo do Comité Paralímpico Internacional (IPC).

Macchi, que competiu na categoria T11/12 (deficiência visual), terminou em 2:39.38 horas, atrás do japonês Shinya Wada (2:34.59 horas).

"Para mim, é excelente. Um pódio aqui na Taça do Mundo é excelente, é um lugar de excelência no alto rendimento. É a primeira medalha de prata que tenho na minha carreira, já tinha três de bronze", disse o luso-argentino à agência Lusa.

Na mesma categoria, Jorge Pina terminou em quarto lugar, em 2:43.11 horas, e Joaquim Machado em quinto lugar, em 2:46.58 horas.

Do contingente português que correu na mesma prova, Manuel Mendes terminou em 2:38.57 horas na categoria T45/46 (deficiência motora), cruzando a meta em simultâneo com o peruano Efrain Sotacuro.

A classificação não oficial dá o terceiro lugar a Sotacuro e o quarto lugar a Mendes, mas os resultados finais ainda terão de ser apurados após o visionamento das imagens da chegada, disse à Lusa fonte da Federação Portuguesa de Atletismo.

O vencedor da categoria foi brasileiro Alex Pires da Silva, que completou a prova em 2:28.20 horas.

"Estou satisfeito. Hoje os meus adversários estavam impossíveis. Queria correr com o nível que eles correram, mas não tinha andamento para isso. Cumpri dentro daquilo que era o meu objetivo", comentou no final.

Com estes resultados, todos os atletas se mantêm no projeto paralímpico a caminho dos Jogos Paralímpicos de Tóquio2020, incluindo Joaquim Machado, cujo quinto lugar lhe permitiu ser admitido no projeto.

BM // NFO

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

O campeão da liberdade. 25 de abril de 74 também é um marco na história do FC Porto

No dia em que passa meio século sobre a revolução que conduziu Portugal à democracia depois de 48 anos de ditadura, o FC Porto pode orgulhar-se de ser o clube nacional com melhor palmarés. Além de ser, em termos absolutos, um dos dois com mais troféus oficiais de futebol - tem 84, tantos como o Benfica -, distingue-se por ter vencido sete competições internacionais - as sete conquistadas em democracia -, enquanto os restantes clubes portugueses juntos somam apenas três - as três alcançadas durante o Estado Novo. Se se olhar em paralelo para a história dos maiores clubes portugueses e para a evolução dos regimes políticos no país durante o século XX, a conclusão é óbvia e irrefutável: a ditadura foi o período dourado do sucesso desportivo dos clubes de Lisboa, enquanto os 50 anos que se seguiram ao 25 de abril são dominados pelo azul e branco.

FC Porto (Voleibol): O grito audaz das tricampeãs. Crónica de jogo

O FC Porto recebeu e bateu nesta quinta-feira o PV Colégio Efanor (3-2), no Dragão Arena, e volta assim a estar em vantagem na final do Play-off do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão (2-1), disputada à melhor de cinco.

FC Porto: Feriado de trabalho a pensar no clássico

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Sporting (domingo, 20h30, Sport TV), no Estádio do Dragão, a contar para a 31.ª jornada do campeonato.