Jornal Diário Jornal das 13 Último Jornal

Metro do Porto regista crescimento de 8% no primeiro trimestre de 2017

Metro do Porto regista crescimento de 8% no primeiro trimestre de 2017
| Norte
Porto Canal com Lusa

O Metro do Porto registou no primeiro trimestre de 2017 um crescimento de 8% no número de clientes, superando, pela primeira vez, os 15 milhões de passageiros entre janeiro e março, revelou hoje à Lusa fonte da empresa.

"O Metro do Porto alcançou em 2017 a melhor marca de sempre no primeiro trimestre de um ano, superando pela primeira vez na sua história a marca dos 15 milhões de clientes entre Janeiro e Março. O primeiro trimestre de 2017 representa um crescimento de 8 por cento face a 2016, com um adicional de 1,1 milhões de validações", descreve a mesma fonte.

A empresa acrescenta que as linhas Amarela (que liga o Porto a Vila Nova de Gaia) e Violeta (de ligação ao Aeroporto) são as que "lideram o ranking do aumento de procura".

"Depois dos 13,8 milhões de passageiros em 2015 e dos 13,9 em 2016, 2017 trouxe ao Metro do Porto o melhor primeiro trimestre de sempre, com 15 milhões de clientes. Trata-se de um aumento de 8% face ao ano anterior, num trimestre em todos os meses tiveram uma variação positiva face ao período homólogo", descreve a Metro do Porto.

Fonte da empresa indica que, "em termos de média de clientes por dia útil nos meses de janeiro, fevereiro e março, foi superado o valor das 200 mil validações/dia".

"Isoladamente, todas as linhas da rede de Metro obtiveram um aumento no número de validações, com especial destaque para o crescimento de 26% na Linha Violeta (E), que serve a Estação do Aeroporto. Foram registadas, nesta linha, mais de 205 mil validações, o que corresponde a cerca de 400 mil clientes no período", descreve fonte da empresa.

Para a Metro do Porto, "o crescimento percentual da Linha Violeta é relevante em termos relativos, uma vez que o serviço de Metro tem vindo a crescer acima do aumento do tráfego aéreo no Aeroporto Internacional do Porto".

Em causa está um crescimento de 26% no Metro do Porto "face a 19% de crescimento de número de passageiros no Aeroporto", descreve fonte da empresa, assinalando o ganho nesta "quota neste mercado fundamentalmente turístico".

A Linha Amarela (D) "teve igualmente um desempenho notável no período em análise", mantendo, em 2017, "o maior registo de validações em toda a rede, mais de 4,5 milhões de clientes, e com a segunda maior progressão relativamente a 2016 (mais 9,8%)".

"A tendência crescente verificou-se nas restantes linhas, que também viram os seus índices de procura reforçados por comparação a 2016. A Linha Azul (A) cresceu 7,8%, seguida das linhas Verde (C) e Laranja (F), ambas com valores muito semelhantes e próximos dos 5,6%".

Na Linha Vermelha (B), que serve Vila do Conde e a Póvoa de Varzim, o valor da procura aumentou aproximadamente 1,7%.

+ notícias: Norte

Homem morre devido a queda de uma altura de 15 metros no Porto

Um homem de 52 anos morreu hoje em Paranhos, no Porto, depois de cair do telhado onde estaria a trabalhar, a 15 metros de altura, disse à agência Lusa fonte do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

Homem morre carbonizado em queimada em Viana do Castelo

Um homem com cerca de 80 anos morreu carbonizado quando fazia uma queimada no lugar do Pisco, Perre, Viana do Castelo, na tarde desta sexta-feira, apurou o Porto Canal junto das autoridades.

PSP do Porto apreende 120 mil doses de heroína e cocaína

A PSP do Porto deteve 19 pessoas e apreendeu mais de 120 mil doses de heroína e cocaína. Esta operação da Divisão de Investigação Criminal envolveu dezenas de buscas domiciliárias.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.