PCP leva Francisco George ao Parlamento para falar sobre o surto de sarampo

PCP leva Francisco George ao Parlamento para falar sobre o surto de sarampo
| Política
Porto Canal com Lusa

O requerimento do PCP para ouvir no parlamento o diretor-geral da Saúde sobre os recentes casos de sarampo em Portugal foi hoje aprovado, disse à agência Lusa fonte daquele grupo parlamentar.

Na terça-feira, o PCP apresentou o requerimento para ouvir Francisco George na Assembleia da República.

Segundo disse à agência Lusa a deputada Carla Cruz, que pertence à comissão parlamentar de Saúde, o requerimento foi hoje aprovado.

"Entende o grupo parlamentar do PCP que a Assembleia da República não pode alhear-se desta problemática e, neste sentido, requer a presença do diretor-geral de saúde na comissão parlamentar de saúde", lê-se no texto entregue na terça-feira.

Em Portugal, desde janeiro e até hoje há 21 casos confirmados de sarampo havendo outros casos ainda em investigação.

Hoje morreu em Lisboa a jovem de 17 anos que estava internada com sarampo no Hospital Dona Estefânia.

O sarampo é uma doença altamente contagiosa, geralmente benigna mas que pode desencadear complicações e até ser fatal. Pode ser prevenida pela vacinação, que em Portugal é gratuita e está no Programa Nacional de Vacinação.

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.