UE pede investigação transparente a alegadas irregularidades

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 18 abr (Lusa) -- A União Europeia instou hoje as autoridades turcas a "lançar investigações transparentes às alegadas irregularidades" apontadas pelos observadores internacionais ao referendo de domingo na Turquia sobre o reforço dos poderes do Presidente, que se saldou numa vitória do "sim".

Um dia depois de os observadores internacionais do referendo na Turquia terem concluído que o processo não pode ser considerado verdadeiramente democrático, entre outros motivos porque as duas partes não tiveram oportunidades iguais, o porta-voz da Comissão Europeia disse hoje que a União Europeia examinou "atentamente" os relatórios da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) e do Conselho da Europa, e espera que as alegadas irregularidades sejam investigadas de forma transparente.

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, já afirmou que vai ignorar as conclusões dos observadores.

"Apelamos a todos os atores que deem mostras de contenção e às autoridades que lancem investigações transparentes a estas alegadas irregularidades detetadas pelos observadores", afirmou o porta-voz, Margaritis Schinas, durante a conferência de imprensa diária da Comissão Europeia, em Bruxelas.

Apontando que a chefe de diplomacia da UE, Federica Mogherini, esteve hoje de manhã em contacto com a chefe da missão de observação da OSCE, Tana de Zulueta, o porta-voz disse ainda que, "à luz destes relatórios, do resultado do referendo e do alcance das possíveis alterações constitucionais" na Turquia, a UE insta Ancara a "considerar muito cuidadosamente os próximos passos e a procurar o consenso nacional mais abrangente possível na sequência do referendo".

Questionado sobre a possível reintrodução da pena de morte na Turquia, Margaritis Schinas reiterou que, para a UE, esta é "não só uma linha vermelha, como é a mais vermelha de todas as linhas vermelhas".

"Seria um sinal claro de que a Turquia não quer ser membro da família europeia", disse.

Na segunda-feira, os observadores do Conselho da Europa e da OSCE indicaram, num comunicado conjunto, que a cobertura dos meios de comunicação social à campanha para o referendo foi parcial e que existiram limitações às liberdades fundamentais.

O Presidente turco rejeitou de imediato as críticas dos observadores internacionais, que considerou "politicamente motivadas", e evocou a realização de um referendo sobre o prosseguimento das negociações com a UE.

Ao dirigir-se a milhares de apoiantes no exterior do seu palácio presidencial em Ancara, Erdogan assegurou que a Turquia vai ignorar as conclusões dos observadores da OSCE.

"Primeiro, conheçam o vosso lugar! Não vamos ver nem escutar os relatórios politicamente motivados que prepararam", afirmou o Presidente, antes de insistir que a votação foi "a eleição mais democrática" ocorrida num país ocidental.

No mesmo discurso, o chefe de Estado turco admitiu a realização de um referendo para decidir sobre o prosseguimento ou a interrupção das negociações de adesão à União Europeia (UE), uma dia após a sua vitória por margem mínima na consulta popular de domingo sobre o reforço dos seus poderes.

O "sim" venceu o referendo realizado no domingo com 51,37% após a contagem de 99,45% dos boletins de voto.

Hoje, o principal partido da oposição na Turquia, o CHP, anunciou que vai apresentar ao Alto Conselho Eleitoral (YSK) um pedido de anulação do referendo de domingo.

ACC (FPA) // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.