Estudantes de Coimbra lançam campanha contra extremismo e discurso de ódio

| País
Porto Canal com Lusa

Coimbra, 18 abr (Lusa) -- Uma campanha de "combate ao extremismo e discurso de ódio em Portugal" foi lançada por um grupo de alunos do mestrado em Relações Internacionais na Universidade de Coimbra (UC), foi hoje anunciado.

Denominada 'Respeech', a campanha "acaba de ser lançada por um grupo de alunos do mestrado em Relações Internacionais/Estudos da Paz, Segurança e Desenvolvimento" da Faculdade de Economia de Coimbra, afirma a UC numa nota enviada hoje à agência Lusa.

O projeto é desenvolvido em parceria com o Facebook e com a agência EdVenture Partners (EVP) no âmbito do 'Peer2Peer', "um programa mundial de combate à proliferação do discurso de ódio nos meios digitais, prevenindo assim a radicalização", adianta a UC.

O 'Respeech' "surge depois de feito o diagnóstico aos principais focos do discurso de ódio em Portugal", refere Maria João Medeiros, uma das estudantes envolvidas na campanha.

"O objetivo é, por isso, atacar as causas deste fenómeno recorrendo a uma abordagem de proximidade com a população jovem e à desconstrução de ideias motivadoras de discriminação em Portugal", sublinha Maria João Medeiros, citada pela UC.

Para isso, vai, designadamente, ser criada uma comunidade global 'online' e 'offline', promovendo "um espírito de consciencialização que facilite a desconstrução de estereótipos -- a causa do discurso de ódio", revela o grupo de alunos envolvidos no projeto.

"A ideia relaciona-se com a intenção de introduzir, nas faixas etárias mais jovens, as ferramentas que podem ser utilizadas para lutar contra o extremismo, de uma forma interativa e dinâmica", salientam.

Também serão realizados 'workshops' em escolas e outras instituições do país, acrescentam os estudantes.

A participação na campanha pode ser feita através do 'site' oficial do projeto 'Respeech' (www.respeechproject.com) ou através do Facebook (https://www.facebook.com/respeechproject/).

JEF // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Caixa de medicamento "antifascista" colocada na campa de Salazar

No cemitério do Vimieiro, em Santa Comba Dão, foi colocada uma enorme caixa de medicamentos na campa de António de Oliveira Salazar. Autoria do artista português Bordalo II, o “probiótico antifascista” tem o nome de “Liberdade” e o vídeo partilhado pelo próprio nas redes sociais já está a gerar uma forte onda de contestação, a poucos dias das comemorações dos 50 anos do 25 de abril.

Arquitetos querem salário de 1300 euros à entrada da profissão

O SINTARQ - Sindicato dos Trabalhadores em Arquitectura convocou esta terça-feira todos os profissionais para discutir e aprovar as primeiras tabelas salariais para o setor da arquitetura, nomeadamente a proposta de 1.300 euros de salário de entrada na profissão.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".