Pyongyang realiza desfila militar em honra do fundador da Coreia do Norte

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Seul, 15 abr (Lusa) -- O exército da Coreia do Norte organizou hoje um desfile de grande escala em Pyongyang para celebrar o 105.º aniversário do nascimento do fundador do país, uma demonstração do músculo militar numa altura de elevada tensão com Washington.

Kim Jong-il, presidiu ao desfile organizado para celebrar o "Taeyangjeol" ("Dia do sol"), o aniversário de Kim Il-sung, avô do atual líder norte-coreano e considerado o fundador da Coreia do Norte, o primeiro líder da dinastia que controla o país há mais de 70 anos.

Tropas e equipamentos militares desfilaram, como é tradição, na praça Kim Il-Sung, epicentro da capital norte-coreana.

Analistas procuram pistas no armamento exibido no evento com o objetivo de avaliar o potencial dos mísseis balísticos da Coreia do Norte.

O último destacamento militar deste género foi realizado em Pyongyang, em outubro de 2015 para comemorar o 70.º aniversário da fundação do Partido dos Trabalhadores.

O desfile de hoje ocorre num momento de elevada tensão depois de Washington ter respondido aos mais recentes testes armamentísticos de Pyongyang com o envio de um porta-aviões de propulsão nuclear para a península coreana e com insinuações de que estudou um ataque preventivo para parar os avanços do seu programa nuclear.

Analistas têm referido a possibilidade de a Coreia do Norte realizar um lançamento de mísseis balísticos ou o sexto teste nuclear coincidindo com as efemérides que são assinaladas por estes dias no país.

Além de celebrar hoje o "Dia do sol", a Coreia do Norte festeja em 25 de abril o 85.º aniversário da fundação do Exército Popular.

FV //

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.