João Pereira conquista etapa portuguesa da Taça da Europa em Quarteira

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Quarteira, Loulé, 01 abr (Lusa) - O português João Pereira venceu hoje a prova da Taça da Europa de triatlo disputada em Quarteira, depois de ter desferido um forte ataque nos últimos quilómetros do setor de atletismo, que deixou os seus adversários sem reação.

"Primeiro do que tudo, foi um grande espetáculo de triatlo. Estou contente por termos mostrado o verdadeiro triatlo a este público e estou satisfeito por ter conseguido uma vitória em 'casa' (...). Quanto mais intensa e difícil é a vitória, melhor sabe", afirmou o triatleta luso.

João Pereira saiu dos 1500 metros da natação no 14.º lugar, mas depressa se fixou no primeiro pelotão na fase de ciclismo, dominada pelo britânico Gordon Benson, que atacou a meio dos 20 quilómetros a pedalar.

Saindo no terceiro lugar na transição para o atletismo, o português, quinto classificado nos últimos Jogos Olímpicos, em 2016, no Rio de Janeiro, chegou-se rapidamente à frente, na companhia do francês Dorian Coninx, uma dupla que se manteve junta nas primeiras três voltas dos 10 quilómetros de corrida.

Nos últimos dois quilómetros, João Pereira desferiu um forte ataque, que deixou o triatleta francês sem resposta, chegando isolado à meta com uma vantagem que lhe permitiu até quase travar a marcha e celebrar em conjunto com o público.

Pereira concluiu a prova em 01:48.44 horas para conseguir a primeira vitória masculina portuguesa no historial da Taça da Europa de Quarteira, seguido do espanhol Uxio Abiun Ares (01:48.50 horas), que num último esforço ultrapassou o desgastado Coninx (01:48.51 horas).

"Senti que estoirei antes da meta, mas deu para gerir a vantagem e desfrutar da vitória. O Coninx deu luta, mas é um atleta de referência", declarou o vencedor.

João Pereira dedicou a vitória ao público algarvio: "Espero ter dado um espetáculo à medida dos que estiveram a apoiar. Sinto que não os desiludi".

Miguel Arraiolos foi o segundo melhor português, no nono lugar, com um tempo de 01:50.17 horas.

Seguiram-se, entre os triatletas lusos, Pedro Gaspar (16.º), João Ferreira (23.º), André Dias (35.º), Gil Maia (42.º), Luís Lopes (50.º), Miguel Fortunato (56.º) e Diogo Nóbrega (60.º), registando-se ainda a desistência de outros quatro portugueses.

A Taça da Europa de Quarteira prossegue no domingo, com as provas de juniores femininos (08:45) e juniores masculinos (10:00), na qual Vasco Vilaça vai procurar repetir o triunfo do ano passado.

EYP // NFO

Lusa/fim.

+ notícias: Desporto

O campeão da liberdade. 25 de abril de 74 também é um marco na história do FC Porto

No dia em que passa meio século sobre a revolução que conduziu Portugal à democracia depois de 48 anos de ditadura, o FC Porto pode orgulhar-se de ser o clube nacional com melhor palmarés. Além de ser, em termos absolutos, um dos dois com mais troféus oficiais de futebol - tem 84, tantos como o Benfica -, distingue-se por ter vencido sete competições internacionais - as sete conquistadas em democracia -, enquanto os restantes clubes portugueses juntos somam apenas três - as três alcançadas durante o Estado Novo. Se se olhar em paralelo para a história dos maiores clubes portugueses e para a evolução dos regimes políticos no país durante o século XX, a conclusão é óbvia e irrefutável: a ditadura foi o período dourado do sucesso desportivo dos clubes de Lisboa, enquanto os 50 anos que se seguiram ao 25 de abril são dominados pelo azul e branco.

Victória Alves: "Vamos fazer de tudo para sermos campeãs"

Ambição é palavra de ordem para Victória Alves antes do que pode ser o jogo do título (domingo, 17h00).

FC Porto: Guia de acesso prioritário para eleitores com mobilidade reduzida

Eleições do FC Porto realizam-se sábado entre as 9h e as 20h no Estádio do Dragão.