Lone Star impedida de receber dividendos durante cinco anos

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 31 mar (Lusa) - A norte-americana Lone Star chegou a acordo com as autoridades para adquirir 75% do capital do Novo Banco, comprometendo-se a não retirar dividendos da entidade durante cinco anos, revelou hoje o primeiro-ministro, António Costa.

"Relativamente aos dividendos, há uma restrição de cinco anos para garantir que todo o produto da venda de ativos [do Novo Banco] não serve para financiar o investidor, mas para reforçar o capital do banco", afirmou o líder do executivo português.

António Costa, que falava em conferência de imprensa na residência oficial, em Lisboa, acrescentou que esta restrição também ajuda a diminuir o risco de ocorrerem eventos de crédito.

De resto, também há um prazo estipulado entre as partes durante o qual a Lone Star não pode vender a sua participação no Novo Banco, mas o mesmo não foi divulgado.

Já o Fundo de Resolução não é objeto da mesma imposição, podendo vender a qualquer altura a posição de 25% com que ficou no Novo Banco, esclareceu António Costa.

DN/PPF // CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Conheça a chave do EuroDreams desta quinta-feira

Os números do EuroSorteio desta quinta-feira já foram revelados.

Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor subiu esta quinta-feira a três meses e desceu a seis e 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.