Haitong Bank regista prejuízos de 96 ME em 2016 e vai ter aumento de capital

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 29 mar (Lusa) -- O Haitong Bank, ex-BES Investimento, registou prejuízos de 96 milhões de euros em 2016 e vai ter um aumento de capital, segundo um comunicado da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Segundo o comunicado, a empresa dominante do Haitong, a Haitong Securities Company Limited, registou "perdas líquidas atribuíveis ao acionista de 96 milhões de euros, relacionadas com os resultados do Haitong Bank, S.A.".

A Haitong Securities Company Limited aprovou ainda a subscrição de aumento de capital de 339 milhões de euros no Haitong Bank, além de uma "conversão em capital social de um instrumento financeiro subordinado de 80 milhões de euros (elegível para fundos próprios adicionais de nível Tier 1), sujeitas às aprovações regulamentares requeridas".

Em 2015, o antigo Banco Espírito Santo de Investimento, comprado pela Haitong International, registou um resultado líquido negativo de 35,4 milhões de euros, uma melhoria de 74% face ao prejuízo de 2014.

Na altura o líder do Haitong Bank, José Maria Ricciardi, destacava que aquele resultado, apesar de negativo, era "substancialmente melhor do que o verificado no ano transato", quando o prejuízo se cifrou nos 138,5 milhões de euros.

No final de fevereiro, fontes sindicais informaram à Lusa que o banco iria desenvolver um programa de saída de trabalhadores através de rescisões por mútuo acordo, com o qual espera reduzir até 80 pessoas.

A instituição tinha dado conta de que ia levar a cabo, a partir de março, um plano de reestruturação a nível global, ainda que sem falar de saídas de trabalhadores, com o objetivo de adaptar o "banco de investimento às novas tendências do setor e às atuais contingências dos mercados financeiros internacionais".

O banco de capital chineses quer reforçar os seus laços com os mercados emergentes e sobretudo com a China, nas áreas de banca de investimento e mercados financeiros.

Aquando do regaste do Banco Espírito Santo (BES), em agosto de 2014, o BES Investimento foi integrado no Novo Banco, tendo sido vendido em setembro de 2015 ao grupo chinês Haitong por 379 milhões de euros e denominado Haitong Bank.

O Haitong Bank ficou inicialmente com Hiroki Miyazato como presidente do Conselho de Administração ('chairman') e José Maria Ricciardi como presidente executivo, cargo que já ocupava no BES Investimento.

Contudo, em dezembro foi anunciada a saída de Ricciardi, ficando então a gestão sob a responsabilidade de Hiroki Miyazato.

A compra do ex-BESI foi a primeira aquisição da Haitong fora da China.

PL (DN/IM/MSF) // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.