Russo Alexey Lukyanuk é o novo líder do rali dos Açores

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Ponta Delgada, Açores, 31 mar (Lusa) - O russo Alexey Lukyanuk (Ford Fiesta R5) assumiu hoje a liderança do Rali dos Açores, no final do segundo dia da prova de abertura do Campeonato Europeu de Ralis 2017.

O piloto russo entrou a 'fundo' nas três classificativas da secção da manhã e chegou à liderança da prova com uma vantagem de 41,3 segundos para o açoriano Ricardo Moura (Ford Fiesta R5).

Na secção da tarde, Lukyanuk controlou o andamento e foi gerindo a vantagem, acabando o dia na frente com 27,8 segundos de vantagem sobre Bruno Magalhães (Skoda Fabia R5), melhor português no rali, logo seguido de Ricardo Moura, a uma distância de 33,8 segundos do líder.

O polaco Kajetanowicz, líder no final do dia de quinta-feira, desistiu na segunda especial do dia, ao bater com o Ford Fiesta num muro.

Na luta pelo campeonato nacional de ralis, Carlos Vieira (Citroen DS3 R5) é o melhor, ao terminar o dia no oitavo lugar da geral, com Pedro Meireles (Skoda Fabia R5) na décima posição.

O Rali dos Açores é a primeira prova de oito pontuáveis para o ERC (Campeonato Europeu de Ralis), e terceira do Campeonato Nacional de Ralis.

A corrida termina no sábado, depois de cumpridas as últimas seis especiais de classificação, com duplas passagens pelos troços de Graminhais (21,01 km), Grupo Marques (3,95 km) e Tronqueira (21,96 km).

GYP // VR

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

O campeão da liberdade. 25 de abril de 74 também é um marco na história do FC Porto

No dia em que passa meio século sobre a revolução que conduziu Portugal à democracia depois de 48 anos de ditadura, o FC Porto pode orgulhar-se de ser o clube nacional com melhor palmarés. Além de ser, em termos absolutos, um dos dois com mais troféus oficiais de futebol - tem 84, tantos como o Benfica -, distingue-se por ter vencido sete competições internacionais - as sete conquistadas em democracia -, enquanto os restantes clubes portugueses juntos somam apenas três - as três alcançadas durante o Estado Novo. Se se olhar em paralelo para a história dos maiores clubes portugueses e para a evolução dos regimes políticos no país durante o século XX, a conclusão é óbvia e irrefutável: a ditadura foi o período dourado do sucesso desportivo dos clubes de Lisboa, enquanto os 50 anos que se seguiram ao 25 de abril são dominados pelo azul e branco.

Victória Alves: "Vamos fazer de tudo para sermos campeãs"

Ambição é palavra de ordem para Victória Alves antes do que pode ser o jogo do título (domingo, 17h00).

FC Porto: Guia de acesso prioritário para eleitores com mobilidade reduzida

Eleições do FC Porto realizam-se sábado entre as 9h e as 20h no Estádio do Dragão.