Pelo menos 16 mortos em ataques aéreos contra prisão na Síria

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Beirute, 25 mar (Lusa) -- Pelo menos 16 pessoas, incluindo reclusos e guardas, morreram hoje em ataques aéreos contra uma prisão na cidade síria de Idlib, informou o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH).

Segundo a organização não-governamental, após os ataques os guardas da prisão abriram fogo sobre os detidos que tentaram fugir.

A OSDH, que possui uma vasta rede de fontes no país, acredita que os ataques foram concretizados por aviões do exército russo, que desde setembro de 2015 apoia o regime do Presidente sírio, Bashar al-Assad.

A organização determina os autores dos ataques tendo em conta a tipologia, a localização, os padrões de voo e as munições usadas.

A cidade de Idlib, no noroeste do país, foi a segunda capital de província a sair do controlo governamental, em março de 2015, passando a ser um bastião da aliança formada por rebeldes e 'jihadistas'.

Mais de 320 mil pessoas morreram na Síria desde o início da guerra contra o regime, há seis anos.

ROC // ROC

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.