Projeto ecológico de combate à praga da lagarta do pinheiro em Leiria começa na prisão

| País
Porto Canal com Lusa

Leiria, 21 mar (Lusa) - Um projeto natural e ecológico de combate à praga da lagarta do pinheiro começa no Estabelecimento Prisional de Leiria com a criação de abrigos para o chapim por parte dos reclusos e acaba nos recreios das escolas, anunciou hoje o Município de Leiria.

O projeto apresentado hoje pelo Município de Leiria estende-se ainda às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).

"As processionárias constituem um perigo para as pessoas e animais, em especial para as crianças, uma vez que podem ser responsáveis por alergias e dificuldades respiratórias. Em vez de utilizar químicos ou de procedermos à queima dos ninhos das lagartas do pinheiro, decidimos tentar mitigar esta praga através do chapim, que é um predador natural", sublinhou a vereadora da Câmara de Leiria, Ana Valentim, citada numa nota de imprensa.

O presidente da Oikos, Mário Oliveira, informou que "vão ser realizadas ações de formação junto dos professores, procurando atingir a vertente pedagógica virada para a educação ambiental e ciências".

O projeto, que vai obrigar também à articulação com os responsáveis das 18 juntas de freguesia de Leiria e respetiva monitorização, "é muito importante para os reclusos, uma vez que, desta forma, estes podem contribuir para o necessário ciclo natural da mudança e da renovação", acrescentou o diretor do Estabelecimento Prisional de Leiria, José Ricardo Nunes.

Segundo a autarquia, a iniciativa nasce de uma organização do Município de Leiria e da Oikos - Associação de Defesa do Ambiente e do Património da Região de Leiria, em parceria com o Instituto Politécnico de Leiria, Prisão-Escola de Leiria e União das Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes.

EYC // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Boas notícias para os automobilistas? Conheça a previsão para os preços dos combustíveis na próxima semana

Depois de uma semana em que o preço dos combustíveis seguiu direções opostas, com um aumento no da gasolina e uma queda no gasóleo, a partir de segunda-feira as notícias são positivas para os automobilistas.

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.