Jornal Diário Jornal das 13 Último Jornal

China e Chile suspendem compra de carne exportada por empresas do Brasil

| Mundo
Porto Canal com Lusa

São Paulo, Brasil, 20 mar (Lusa) - A China e do Chile suspenderam hoje as importações de carne produzida no Brasil, na sequência de uma operação policial que descobriu que algumas empresas brasileiras vendiam produtos contaminados para o exterior.

Segundo relato do ministro da Agricultura do Brasil, Blairo Maggi, o Governo chinês pediu esclarecimentos sobre as supostas irregularidades cometidas por fabricantes de carne brasileiros e decidiu reter nos seus portos as cargas já embarcadas até que essas informações cheguem e sejam avaliadas.

No caso do Chile, a notícia foi confirmada pelo ministro da Agricultura daquele país, Carlos Furche, que usou a rede social Twitter para informar sobre a suspensão temporária das importações de carne do Brasil.

"O Ministério da Agricultura anuncia o fecho do mercado para a carne brasileira até ter detalhes de qualquer impacto sobre as importações provenientes dessa fonte. O fecho do mercado é temporário", escreveu o ministro chileno.

Carlos Furche destacou também que a proibição permanecerá até que o Brasil confirme que as empresas exportadoras de carne que mandam os seus produtos para o Chile foram corretamente examinadas.

Um grande escândalo envolvendo empresas brasileiras veio a público na última sexta-feira após a polícia local ter realizado uma grande operação contra companhias que supostamente subornavam funcionários públicos para vender carne ilegal e até mesmo produtos estragados.

Pelo menos 30 pessoas foram detidas na última sexta-feira, quando a polícia brasileira acabou por invadir mais de uma dúzia de unidades de processamento de carne.

Uma fábrica de processamento de aves do grupo multinacional BRF e duas fábricas de processamento de carne operadas pela empresa local Peccin foram fechadas.

As denúncias já causaram reações em outros locais, como na Coreia do Sul e também no bloco da União Europeia, e ameaçam severamente a reputação do Brasil como a maior nação exportadora de carne e aves do mundo.

A carne brasileira é exportada para mais de 150 países, com mercados principais como Arábia Saudita, China, Singapura, Japão, Rússia, Holanda e Itália.

As vendas de carne de aves em 2016 atingiram 5,9 mil milhões de dólares (5,4 mil milhões de euros na cotação de hoje) e de carne bovina 4,3 mil milhões de dólares (4 mil milhões de euros), segundo dados do Governo brasileiro.

CYR // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Presidente da Birmânia anuncia amnistia que permite libertar mais de 8.000 presos

O novo presidente da Birmânia, Win Myint, anunciou hoje uma amnistia geral que permitirá a libertação de mais de 8.000 prisioneiros, mais de trinta dos quais condenados por razões políticas.

Síria: ONU tenta verificar novamente segurança em Douma após disparos contra missão

Nações Unidas, 18 abr (Lusa) -- A ONU disse hoje que enviará o mais breve possível uma nova equipa para verificar as medidas de segurança na cidade síria de Douma, depois de uma outra missão de reconhecimento ter sido visada por disparos na terça-feira.

Vasco Cordeiro inicia visita ao Brasil com convite a governador de Santa Catarina

Florianópolis, Brasil, 18 abr (Lusa) - O presidente do Governo dos Açores iniciou hoje uma visita oficial de cinco dias ao Brasil com um convite ao governador do Estado de Santa Catarina para visitar o arquipélago e dar "nova vida" à ligação entre as regiões.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.