Jornal das 13 Jornal Diário Último Jornal

Chuva e descida da temperatura marcam início de semana e da primavera

Chuva e descida da temperatura marcam início de semana e da primavera
| País
Porto Canal com Lusa

A chuva e a descida da temperatura vão marcar o início do Equinócio da primavera, prevendo-se a partir de terça-feira também queda de neve acima dos 1.600 metros, disse o meteorologista Ricardo Tavares.

De acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa, o Equinócio da primavera começa esta segunda-feira às 10:29.

"Neste início de semana vamos ter uma descida das temperaturas máxima e mínima. Hoje ainda vamos ter um dia com céu pouco nublado ou limpo em todo o território (...) mas, amanhã [terça-feira] já vamos ter um dia muito diferente", disse o especialista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com Ricardo Tavares, na terça-feira prevê-se precipitação em geral fraca nas regiões do Norte e Centro e depois estendendo-se gradualmente às restantes regiões e vento de noroeste a soprar fraco a moderado, temporariamente moderado a forte nas terras altas.

"De referir que na terça-feira está prevista queda de neve acima dos 1.600 metros logo no início do dia e gradualmente a quota vai descendo até aos mil metros", adiantou.

O meteorologista do IPMA destacou também que até quarta-feira está prevista uma descida acentuada das temperaturas.

"Estamos a falar de uma descida para hoje nalguns locais entre os 03 e os 06 graus da temperatura máxima. Amanhã [terça-feira] uma descida entre os 03 e os 06 e na quarta da mínima e máxima entre os 02 e os 04 graus. A descida vai ser ao longo dos três dias e o valor da descida não é igual em todas as regiões do território", disse.

Segundo Ricardo Tavares, está previsto para Lisboa na quinta-feira 06 graus de temperatura mínima e 12 de máxima.

"A partir do final da semana a tendência é para as temperaturas começarem a subir, mas vão manter-se baixas ao longo dos próximos dias. Vamos ter um início de primavera molhado e frio", disse.

Segundo informação disponível na página do Observatório Astronómico de Lisboa, em 2017, o Equinócio da primavera às 10:29.

"Este instante marca o início da primavera no Hemisfério Norte. Esta estação prolonga-se por 92,79 dias até ao próximo Solstício que ocorre no dia 21 de junho às 05:24", é referido.

+ notícias: País

 Mulher morre depois de ser esfaqueada pelo marido em Esmoriz

Um homem de 50 anos esfaqueou a sua esposa este sábado, em Esmoriz, Aveiro, que acabou por falecer no local, avança fonte dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz ao Porto Canal.

União Europeia quer proibir consumo de tabaco em todos os espaços públicos

A União Europeia quer proibir o consumo de tabaco em todos os espaços públicos, incluindo parques infantis, equipamentos desportivos e praias. Quanto aos portugueses, por um lado há quem considere um "exagero" mas por outro "tudo o que seja para melhorar a saúde em geral" é bom.

ASAE sem registo de irregularidades em 17 espaços fiscalizados devido à carne brasileira

A ASAE fiscalizou na semana passada, na sequência de problemas com carne brasileira que levaram à sua interdição em alguns países, 17 estabelecimentos nacionais, não tendo encontrado irregularidades nas amostras, foi este sábado anunciado.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

RELACIONADAS

DESCUBRA MAIS

Imperdíveis

Casa Ermelinda Freitas em Águas...

Nota Alta

"Eu ainda não senti a...