Jornal das 13 Jornal Diário Último Jornal

Chuva e descida da temperatura marcam início de semana e da primavera

Chuva e descida da temperatura marcam início de semana e da primavera
| País
Porto Canal com Lusa

A chuva e a descida da temperatura vão marcar o início do Equinócio da primavera, prevendo-se a partir de terça-feira também queda de neve acima dos 1.600 metros, disse o meteorologista Ricardo Tavares.

De acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa, o Equinócio da primavera começa esta segunda-feira às 10:29.

"Neste início de semana vamos ter uma descida das temperaturas máxima e mínima. Hoje ainda vamos ter um dia com céu pouco nublado ou limpo em todo o território (...) mas, amanhã [terça-feira] já vamos ter um dia muito diferente", disse o especialista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com Ricardo Tavares, na terça-feira prevê-se precipitação em geral fraca nas regiões do Norte e Centro e depois estendendo-se gradualmente às restantes regiões e vento de noroeste a soprar fraco a moderado, temporariamente moderado a forte nas terras altas.

"De referir que na terça-feira está prevista queda de neve acima dos 1.600 metros logo no início do dia e gradualmente a quota vai descendo até aos mil metros", adiantou.

O meteorologista do IPMA destacou também que até quarta-feira está prevista uma descida acentuada das temperaturas.

"Estamos a falar de uma descida para hoje nalguns locais entre os 03 e os 06 graus da temperatura máxima. Amanhã [terça-feira] uma descida entre os 03 e os 06 e na quarta da mínima e máxima entre os 02 e os 04 graus. A descida vai ser ao longo dos três dias e o valor da descida não é igual em todas as regiões do território", disse.

Segundo Ricardo Tavares, está previsto para Lisboa na quinta-feira 06 graus de temperatura mínima e 12 de máxima.

"A partir do final da semana a tendência é para as temperaturas começarem a subir, mas vão manter-se baixas ao longo dos próximos dias. Vamos ter um início de primavera molhado e frio", disse.

Segundo informação disponível na página do Observatório Astronómico de Lisboa, em 2017, o Equinócio da primavera às 10:29.

"Este instante marca o início da primavera no Hemisfério Norte. Esta estação prolonga-se por 92,79 dias até ao próximo Solstício que ocorre no dia 21 de junho às 05:24", é referido.

+ notícias: País

INEM corta ambulâncias da meia-noite às oito da manhã

Há semelhança do que vai acontecer em Espinho, há mais sete concelhos, como Maia ou Guimarães, onde as ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica vão deixar de funcionar entre a meia-noite e as oito da manhã. O reajustamento dos horários entra em vigor na próxima segunda-feira e deixa o socorro noturno dependente dos bombeiros. O objetivo é resolver o problema de falta de técnicos.

Suspeito de atropelamento mortal junto ao Estádio da Luz indiciado por homicídio simples

O suspeito do atropelamento mortal ocorrido junto ao Estádio da Luz, em Lisboa, na madrugada de sábado, e que hoje se entregou às autoridades, foi detido e indiciado por homicídio simples, disse à Lusa fonte da Polícia Judiciária.

Cartas rogatórias atrasam acusação na Operação Marquês

A Procuradoria-Geral da República decidiu hoje prorrogar por três meses o prazo para a conclusão do inquérito da 'Operação Marquês', a contar da data de junção ao processo da última carta rogatória a ser devolvida.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

RELACIONADAS

DESCUBRA MAIS

Imperdíveis

Poseidon a bordo do Bacalhoeiro,...