Investimento estrangeiro na China subiu 9,2% em fevereiro

| Economia
Porto Canal com Lusa

Pequim, 16 mar (Lusa) - O Investimento Direto Estrangeiro na China subiu 9,2%, em fevereiro, face ao mesmo mês de 2016, após ter registado uma queda de 9,2%, em janeiro, segundo dados do Ministério do Comércio.

As empresas estrangeiras investiram, no total, 58.600 milhões de yuan (7.900 milhões de euros) no país asiático, no mês passado.

No conjunto, estabeleceram-se no país 1.850 empresas com capital estrangeiro, um acréscimo de 33,3% em termos homólogos.

Os dados económicos da China, a segunda economia mundial, registam volatilidade no início do ano, devido às celebrações do ano novo lunar, a mais importante festa das famílias chinesas e o único período de férias para milhões de trabalhadores.

No total, nos dois primeiros meses do ano, o investimento estrangeiro recuou 2,3%.

Em 2016, a China atraiu um total de 813.220 milhões de yuan (109.700 milhões de euros) em investimento estrangeiro, um aumento de 4,1%, face ao ano anterior.

O ministério do Comércio chinês destacou que a maior parte do investimento estrangeiro no país destinou-se ao setor manufatureiro, mas que o capital investido no setor dos serviços quase triplicou, em termos homólogos.

Entre janeiro e fevereiro, o investimento oriundo da União Europeia cresceu 13,8%, em termos homólogos.

JOYP //ISG

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.