Alteração técnica coloca juros da dívida de Portugal mais altos a partir de hoje

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 16 mar (Lusa) -- Os juros da dívida portuguesa em todos os prazos estão a partir de hoje mais elevados devido ao efeito técnico da alteração dos 'modelos' para cálculo dos mesmos, explicou o diretor de gestão de ativos do Banco Carregosa à Lusa.

Segundo Filipe Silva, os juros da dívida a dez anos estavam até quarta-feira passada a ser calculados com base em Obrigações que venciam em julho de 2026 e a partir de hoje a referência passou a ser Obrigações que vencem em abril de 2027.

Assim, as obrigações com vencimento em 2026, que até quarta-feira eram a referência para o cálculo dos juros a 10 anos, continuavam hoje a ser negociadas com juros abaixo dos 4,0%, sem alterações importantes.

Este efeito técnico da alteração dos 'benchmarks' [modelos] aplicado também aos prazos de dois e cinco anos fez com que os juros da dívida em todas as maturidades passem a estar mais elevados a partir de hoje.

MC // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.