China não vai desvalorizar moeda para impulsionar exportações

| Economia
Porto Canal com Lusa

Pequim, 15 mar (Lusa) - A China não planeia desvalorizar a sua moeda, o yuan, para estimular as exportações e vai manter a taxa cambial "estável no geral", disse hoje o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang.

Os comentários de Li, no encerramento da sessão anual da Assembleia Nacional Popular, o parlamento chinês, surgem após a China ter gastado quase um bilião de dólares para manter o valor do yuan face ao dólar norte-americano.

Os reguladores chineses adotaram também várias medidas que visam travar a fuga de capitais para além-fronteiras.

Li Keqiang afirmou que a "China não tenciona desvalorizar a sua moeda para estimular as exportações" e disse que Pequim vai continuar as reformas que visam criar um mecanismo de mercado para fixar o valor do yuan.

O yuan não é inteiramente convertível, sendo que o seu valor face a um pacote de moedas internacionais pode variar até dois por cento por dia.

"No geral, [a taxa cambial] vai manter-se estável", afirmou Li Keqiang.

Os economistas consideram que, na última década, Pequim travou a valorização do yuan, mas que devido à pressão do mercado, a divisa chinesa tem vindo a cair face ao dólar norte-americano e que a queda seria maior sem a intervenção do banco central.

O Banco do Povo Chinês (banco central) tem gastado milhares de milhões de dólares por mês para segurar o valor do yuan, depois de o receio de que a moeda chinesa desvalorizasse ter levado os investidores a transferir um valor recorde para fora do país.

As reservas cambiais da China, as maiores do mundo, perderam um bilião de dólares desde que atingiram o pico de 3,99 biliões em junho de 2014.

JOYP // MP

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.