Lisboa recebe a partir de hoje festival de cinema FESTin dedicado às mulheres

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 01 mar (Lusa) - O Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa - FESTin dedica às mulheres a oitava edição, que hoje começa em Lisboa, numa parceria com a programação da Capital Ibero-Americana de Cultura.

As responsáveis pelo festival, Adriana Niemeyer e Leia Teixeira, anunciaram, em conferência de imprensa no começo de fevereiro, que o FESTin contará com a exibição de mais de 70 filmes, entre hoje e a próxima semana no cinema São Jorge.

Por ser dedicado às mulheres e à relação com o cinema e audiovisual, destacam-se os documentários "Langidila, diário de um exílio sem regresso" (Angola), de José Rodrigues e Nguxi dos Santos, sobre a nacionalista Deolinda Rodrigues, e "Mulheres que cuidam de mulheres" (Brasil), de Otavio Chamorro e Fábio Brasil.

Haverá ainda uma retrospetiva da obra da realizadora portuguesa Margarida Gil e a exibição de "Migas de pan" (Espanha e Uruguai), de Manane Rodriguez, no âmbito de Lisboa, Capital Ibero-Americana de Cultura.

A encerrar o festival, no Dia Internacional da Mulher, será exibido "Elis", de Hugo Prata, sobre a cantora brasileira Elis Regina e protagonizado pela atriz Andreia Horta, que estará em Lisboa.

Da programação geral sobressaem sobretudo filmes brasileiros, em particupar primeiras longas-metragens, como "Animal político", de Tião - cujas curtas-metragens foram já exibidas em Cannes -, "Come back", de Erico Rossi, e "Para ter onde ir", de Jorane Castro.

Destaque ainda para a exibição de "Quase memória", de Ruy Guerra, moçambicano radicado no Brasil, que conta com as interpretações de Tony Ramos e Mariana Ximenes, estando confirmada a presença da atriz em Lisboa, dias depois de passar pelo Fantasporto.

O cinema português está representado no FESTin através de, entre outras, duas longas-metragens: "A floresta das almas perdidas", filme de terror de José Pedro Lopes, e "Uma vida à espera", de Sérgio Graciano.

O FESTin é organizado pela Associação Cultura e Cidadania da Língua Portuguesa.

SS/TDI // MAG

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.