Governo garante que reembolso do IRS chega em menos de um mês

Governo garante que reembolso do IRS chega em menos de um mês
| Economia
Porto Canal (AYR)

Rocha Andrade, secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, afirmou, esta quarta-feira, que o cheque de reembolso de IRS será processado em cerca de 15 dias, metade do prazo médio habitual, para quem tem acesso ao IRS automático.

"O processamento do reembolso demorará bastante menos do que um mês. Esperamos que para o universo que tem acesso ao IRS automático e que faça esta validação, o prazo do reembolso seja cerca de metade ou menos do prazo médio que hoje em dia existe para os reembolsos.”, afirmou Rocha Andrade.

O secretário dos Assuntos Fiscais comunicou também, que a partir de 1 de Abril deste ano para as pessoas que não têm dependentes e que no ano de 2016 auferiram apenas rendimentos das categorias A (trabalho dependente) e H (pensões) vai ser disponibilizado o IRS automático.

Rocha Andrade indicou ainda que em 2018 este mecanismo vai estender-se às famílias com dependentes a cargo, o que traduz cerca de 5 milhões de pessoas.

O secretário juntou-se, esta quarta-feira, à ministra da Presidência e à secretária de Estado da Modernização Administrativa para fazer o balanço do Simplex+ e adiantar algumas das novas medidas de simplificação que vão ocorrer durante 2017.

+ notícias: Economia

Atualização da Euribor traz mínimos desde outubro

A taxa Euribor desceu esta segunda-feira a três e a seis meses para mínimos desde outubro do ano passado e subiu a 12 meses face a sexta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.