Autocarro elétrico da STCP pode chegar ainda em 2017

| Norte
Porto Canal (AYR)

O presidente da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), Jorge Delgado, afirmou esta segunda-feira, em cerimónia de apresentação, ter esperança que um dos 15 novos autocarros elétricos chegue ainda este ano.

"Há uma secreta esperança de que o primeiro (dos 15 novos autocarros elétricos a adquirir) possa chegar ainda este ano, mas vamos ver como é que os prazos (do concurso a lançar) correm", afirmou Jorge Delgado.

O presidente indicou que "se não for em dezembro de 2017 por certo logo no início de 2018" uma vez que “depois de algumas dificuldades impostas pela conjuntura nacional e pelas opções políticas passadas, está de volta a qualidade e fiabilidade do serviço que presta”.

O autocarro elétrico é denominado pela empresa de eBUS STCP e foi totalmente desenvolvido em Portugal pela Caetano BUS, em parceria com a Siemens e instituições da Universidade do Porto.

O concurso para aquisição de 282 novos autocarros movidos a gás natural e 15 veículos elétricos será lançado em março de 2017.

Jorge Delgado afirmou, ainda, que "pela primeira vez nos últimos seis anos" a STCP "voltou a ganhar clientes e reconquistou quota de mercado" e que em 2019 "quando terminar a primeira fase do processo de renovação da frota, para além da percentagem de veículos movidos a combustíveis tradicionais ser inferior a 10%, a frota elétrica será a mais expressiva no país".

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.

Criança atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de oito anos foi atropelada ao final da tarde desta quinta-feira em Portela, Vila Nova de Famalicão.