António Tavares recandidata-se a provedor da Santa Casa do Porto

| Política
Porto Canal / Agências

Porto, 21 nov (Lusa) -- O provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto, António Tavares, recandidata-se ao cargo nas eleições dos órgãos sociais para o triénio 2014/2016, marcadas para o próximo dia 24 de novembro.

A este ato eleitoral para o triénio 2014/2016 apresenta-se uma só lista (Lista A) que recandidata o atual provedor, Antonio Tavares, sob o lema "Confiança no Futuro".

"Estas eleições na Misericórdia do Porto são as primeiras a realizar após a revisão do Compromisso (estatutos da Irmandade) e traduzem o novo modelo de governo da instituição com a redução da Mesa Administrativa de 13 para 7 Mesários", refere comunicado hoje divulgado.

Segundo António Tavares, "este novo modelo cria as condições para uma gestão mais integrada e coerente".

O candidato à Provedoria diz liderar "uma lista de unidade mas não de unicidade" e revela que "deste modo estarão criadas as condições para a concretização no Centro Histórico do Porto do MMIPO - Museu da Misericórdia do Porto, as novas instalações para os Departamentos Centrais, a reabilitação do Centro Hospitalar do Conde de Ferreira, bem como de novos equipamentos e respostas sociais", acrescenta o documento.

O programa de António Tavares lembra a crise económico-financeira que "não deixou de atingir a Santa Casa da Misericórdia do Porto, que tem na sua relação com o estado português uma das suas mais importantes fontes de receita para prestar a sua missão".

E porque o período entre 2014-2016 terá "características muito particulares", refere o candidato que "o setor da economia social e das instituições de solidariedade social vai ter de se reinventar numa atitude que não será uma novidade para uma Misericórdia como a do Porto com 514 anos de existência".

Na área da saúde, a Lista A pretende, entre outros, levar a cabo a criação de um Seguro de Saúde Santa Casa, concluir o processo de reabilitação física e de missão do Centro Hospitalar Conde de Ferreira e uma aposta forte na consolidação da marca "Misericórdia do Porto/Saúde".

Já na área da cultura, o programa prevê a "concretização de um velho desejo na instalação do Museu da Misericórdia do Porto, aproveitando a reabilitação da Rua das Flores e o destino turístico do Norte de Portugal"

A Lista A apresenta para presidente da mesa da Assembleia Geral Jorge Cernadas, para presidente do definitório José Avides Moreira e para a Mesa administrativa da Irmandade, Canto Moniz e Francisco Castelo Branco

O atual provedor lança ainda um apelo à participação no ato eleitoral que terá lugar no Hospital da Prelada, entre as 09:00 e as 19:00 de domingo.

LIL // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Política

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".