Central de compras da Comunidade Intermunicipal de Coimbra poupou 4,4 ME

| País
Porto Canal com Lusa

Coimbra 02 fev (Lusa) -- A central de compras da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) já permitiu a poupança de 4,4 milhões de euros aos 19 municípios e entidades que a integram, foi hoje anunciado.

"Com cinco anos de atividade, a Central de Compras" da CIM-RC permitiu que os municípios e entidades que a integram tivessem poupado 4,4 milhões de euros "através das reduções de preços de bens e serviços adquiridos", afirma a Comunidade numa nota enviada hoje à agência Lusa.

A central de compras regista, por outro lado, "um crescimento sustentado, de que resultam adjudicações acumuladas que ultrapassam os 46 milhões de euros", sublinha a mesma nota.

Nos últimos anos, os 19 municípios (CC-CIMRC), a Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados (ARCIL) da Lousã e os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), que integram a central de compras, "beneficiaram de dez acordos-quadro e de várias negociações de cotações, que resultam em procedimentos 70% mais rápidos", assegura da CIM da Região de Coimbra.

A CIM-RC salienta que "os acordos-quadro de combustíveis, refeições escolares e energia" representam cerca de 90% do total das adjudicações e das poupanças alcançadas no âmbito da Comunidade, através da Central de Compras.

"Neste momento, estão em preparação novos acordos-quadro e negociações de cotações, adaptadas às necessidades", procurando a Central de Compras da CIM-RC "desenvolver iniciativas que promovam a desmaterialização e a aproximação com a totalidade dos municípios e entidades que a integram".

A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra é composta pelos 17 municípios do distrito de Coimbra (Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares) e pelos concelhos da Mealhada e de Mortágua, nos distritos de Aveiro e de Viseu, respetivamente.

Com sede em Coimbra, esta comunidade intermunicipal corresponde à Unidade Territorial Estatística de Nível III (NUT III) da região de Coimbra.

JEF // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.