Orçamento para remodelação de 200 escolas corresponde à verba usada em apenas 14 do Parque Escolar

Orçamento para remodelação de 200 escolas corresponde à verba usada em apenas 14 do Parque Escolar
| Política
Porto Canal (MYR)

Os próximos meses vão ser caracterizados por obras num grande número de escolas, em que este novo programa abrangerá 200 escolas com 2.º e 3.º ciclo e secundário e para as intervenções estão disponíveis 200 milhões de euros, a maior parte dos quais oriundos de fundos comunitários. O que também se verifica na empresa pública Parque Escolar (PE) gastou cerca de 2,3 mil milhões de euros para reabilitar pouco mais de 150 escolas secundárias, avança o Público esta quinta-feira.

Em média cada intervenção da Parque Escolar fixou-se nos 15 milhões de euros, o que compara com um milhão previsto neste novo programa, em que este valor baixa para um milhão na empreitada que será lançada agora. De referir que os 200 milhões agora previstos para 200 escolas só dariam para pagar 14 escolas com o valor médio registado pela Parque Escolar, com base nas contas divulgadas pelo Público.

O programa de remodelação da Parque Escolar (PE) foi lançado em 2007 pelo primeiro Governo de José Sócrates e atualmente já há acordos firmados com cerca de 100 autarquias para a intervenção em 140 escolas.

Há ainda outro programa de 120 milhões de euros com vista à renovação de 300 escolas de pré-escolar e primeiro ciclo, cujos edifícios são da responsabilidade das autarquias.

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.