Governo investe 14 ME na reabilitação de 13 escolas públicas

| Política
Porto Canal com Lusa

Amadora, Lisboa, 23 set (Lusa) - O Governo assinou hoje, na Amadora, acordos de colaboração com dez municípios no valor de 14 milhões de euros para levar a cabo obras de modernização em 13 estabelecimentos de ensino, recorrendo a fundos comunitários.

Numa cerimónia presidida pelos ministros da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, foram assinados acordos de parceria com os municípios de Alcobaça, Almada, Amadora, Batalha, Figueira da Foz, Mealhada, Odivelas, Sardoal, Torres Novas e Torres Vedras.

Os acordos visam a realização de obras em escolas dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e secundárias, beneficiando 9.199 alunos.

O ministro da Educação explicou que os acordos vão permitir executar investimentos em escolas que estão mapeadas no âmbito do Portugal 2020, levando a que no total sejam realizadas centenas de obras em estabelecimentos de ensino de norte a sul do país.

"Esta é a segunda cerimónia que estamos a realizar e estamos muito contentes porque vai permitir a execução estável destes fundos e melhorar a qualidade da execução destes investimentos", disse o governante.

Na sua intervenção, Tiago Brandão Rodrigues afirmou que o Governo não irá "ficar descansado" enquanto houver "escolas antigas a precisar de serem modernizadas".

"Queremos escolas renovadas que proporcionem oportunidades para todos", sublinhou.

Por seu turno, o ministro do Planeamento e Infraestruturas realçou o facto de estas intervenções terem "um forte impacto no crescimento económico e no investimento público".

"Vai criar muitos postos de trabalho e dar um enorme impulso ao investimento económico", observou.

No total, os acordos de colaboração contemplam a modernização de 200 escolas num investimento global de 200 milhões de euros provenientes de fundos comunitários e do Orçamento do Estado.

FYS // PNG

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Mortágua acusa Governo de acumular "equivocos, danças de cadeiras e más escolhas"

A coordenadora do BE, Mariana Mortágua, considerou esta quarta-feira que, um mês após entrar em funções, "o Governo acumulou equívocos, danças de cadeiras e más escolhas" e prometeu lutar contra o regresso do Serviço Militar Obrigatório.

Partidos defendem aumento os salários e melhores condições para os trabalhadores

O PS, BE, PCP e PAN marcaram presença no tradicional desfile do 1.º de Maio, em Lisboa, e defenderam aumentos salariais e melhores condições para os trabalhadores.

Petição que exige atualização de pensão para todos entregue até final do mês no parlamento

O movimento Justiça para Pensionistas e Reformados (JPR) pretende entregar até ao final do mês, no parlamento, uma petição a exigir a alteração da norma que estabelece a atualização das pensões apenas no segundo ano de aposentação. Intitulada "Atualização de pensão para todos os pensionistas e reformados", a petição contava esta quarta-feira à tarde com mais de 3.230 assinaturas online.