Bragança reduz IMI em 30 por cento a quem recuperar prédios degradados

| Norte
Porto Canal / Agências

Bragança, 20 nov (Lusa) -- A assembleia municipal de Bragança aprovou hoje uma redução do IMI em 30 por cento aos proprietários de prédios degradados que procedam à reabilitação.

A minoração do Imposto Municipal Sobre Imóveis para estes casos vigorará por um período de quatro anos.

A assembleia aprovou também um agravamento no mesmo valor de 30 por cento aos prédios que necessitarem e permaneçam sem obras de reabilitação.

O presidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dias explicou que estas medidas de majoração e minoração da taxa de IMI visam fazer sentir aos proprietários que "devem ter algum cuidado com a reabilitação do património edificado" e simultaneamente dar "um benefício às pessoas que procedam a obras".

A majoração e minoração de 30 por cento incide sobre a taxa de IMI, hoje também aprovada, para o ano de 2014 e que sofrerá uma redução dos atuais 0,355 por cento do valor patrimonial para 0,335.

A redução de 0,020 por cento representa um corte de "seis por cento" e é para o autarca social-democrata "um sinal positivo às famílias atendendo às dificuldades" do momento devido à crise.

A taxa fica aquém do valor mínimo de 0,3 por cento permitido pela lei e reclamado pela oposição socialista na assembleia municipal, que votou contra a proposta da autarquia aprovada pela maioria social-democrata.

A lei permite ao municípios majorar ou reduzir as taxas gerais que são de 0,8 por cento para prédios rústicos, entre 0,5 por cento e 0,8 por cento para prédios urbanos e entre 0,3 por cento e 0,5 por cento para prédios urbanos avaliados nos termos do novo código do IMI (CIMI).

Com a redução proposta, a Câmara de Bragança abdicará de cerca de 300 mil euros dos 3,2 milhões de euros que arrecada anualmente com este imposto.

HFI // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).