Info

Manteigas faz levantamento concelhio de usos e costumes do século XX

| País
Porto Canal com Lusa

Manteigas, Guarda, 19 jan (Lusa) - A Câmara Municipal de Manteigas anunciou hoje que vai dinamizar um projeto cultural de recolha de informação junto dos habitantes do concelho sobre os usos e os costumes existentes no século XX.

Segundo a autarquia presidida por José Manuel Biscaia, o projeto denominado "Manteigas d'Outrora" visa retratar o território de Manteigas no século XX, perpetuando a sua memória, através da recolha imaterial dos seus usos e costumes.

"A recolha deste património imaterial será feita com base em entrevistas realizadas a habitantes mais idosos, complementada com uma recolha bibliográfica e demais fontes documentais", esclarece a autarquia em comunicado hoje enviado à agência Lusa.

Na nota, o município convida toda a população em geral a participar no projeto de dinamização da cultura local.

A fonte refere que com a iniciativa pretende fazer a recolha imaterial de temas específicos, tais como vida privada, cerimónias fúnebres e ritos mortuários, vida pública, vida popular, vida quotidiana, cerimonial social e folclore.

Sobre a vida privada, indica que serão recolhidos costumes no âmbito do nascimento, do batismo, do namoro, do noivado e do casamento.

O tema cerimónias fúnebres e ritos mortuários incluirá o velório, a vigília, o luto, os cortejos fúnebres e as carpideiras.

A temática da vida pública, popular, quotidiana e cerimonial social irá incidir sobre festas populares (carnaval e santos populares), festivais e feiras anuais, mercados e quermesses, procissões, corsos e cortejos, jogos, danças, bailes e dias especiais (da mãe, do pai, dos mortos e feriado municipal).

Na recolha a realizar pela autarquia de Manteigas serão ainda incluídas histórias narrativas, lendas, fábulas, anedotas, superstições, crenças, costumes populares, o sobrenatural e espíritos bons e maus.

Por fim, na vertente do folclore, considerado um "riquíssimo tema", o trabalho a realizar no território daquele município da Serra da Estrela irá incidir sobre danças, canções populares, cantigas do trabalho, cantigas de despedida, provérbios, adágios, ditos populares, nomes populares de pessoas, plantas, animais e ruas.

O concelho de Manteigas é o mais pequeno do distrito da Guarda, com cerca de 3.430 habitantes, que estão dispersos pela sede e pelas freguesias rurais de Sameiro e de Vale de Amoreira.

ASR // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Vinte e quatro municípios não têm o plano municipal de combate aos fogos atualizado

Vinte e quatro municípios não têm o plano municipal de combate aos fogos atualizado. Entre eles estão o Porto e S. João da Madeira. O Ministro da Administração Interna admite coimas.

Autarquia de Viseu diz que solução encontrada para os doentes oncológicos não pode ser definitiva

O Centro Hospitalar Tondela-Viseu vai receber um reforço de médicos de Coimbra e Vila Real, para que os doentes oncológicos não sejam deslocados. Uma solução que resolve o problema no imediato mas autarquia e doentes dizem que não pode ser definitiva.

Aeródromo de Viseu vai ter centro de formação Aeronáutico

Depois de assinado um protocolo de colaboração com a autarquia de Viseu, o Instituto de Formação Aeronáutica vai instalar um centro de formação no aeródromo municipal para formar pilotos comerciais e também assistentes de cabine e técnicos de manutenção. A nova escola vem reforçar o investimento que está a ser feito na infraestrutura e apoiar o projeto de crescimento deste aerodromo.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.