Info

Manteigas faz levantamento concelhio de usos e costumes do século XX

| País
Porto Canal com Lusa

Manteigas, Guarda, 19 jan (Lusa) - A Câmara Municipal de Manteigas anunciou hoje que vai dinamizar um projeto cultural de recolha de informação junto dos habitantes do concelho sobre os usos e os costumes existentes no século XX.

Segundo a autarquia presidida por José Manuel Biscaia, o projeto denominado "Manteigas d'Outrora" visa retratar o território de Manteigas no século XX, perpetuando a sua memória, através da recolha imaterial dos seus usos e costumes.

"A recolha deste património imaterial será feita com base em entrevistas realizadas a habitantes mais idosos, complementada com uma recolha bibliográfica e demais fontes documentais", esclarece a autarquia em comunicado hoje enviado à agência Lusa.

Na nota, o município convida toda a população em geral a participar no projeto de dinamização da cultura local.

A fonte refere que com a iniciativa pretende fazer a recolha imaterial de temas específicos, tais como vida privada, cerimónias fúnebres e ritos mortuários, vida pública, vida popular, vida quotidiana, cerimonial social e folclore.

Sobre a vida privada, indica que serão recolhidos costumes no âmbito do nascimento, do batismo, do namoro, do noivado e do casamento.

O tema cerimónias fúnebres e ritos mortuários incluirá o velório, a vigília, o luto, os cortejos fúnebres e as carpideiras.

A temática da vida pública, popular, quotidiana e cerimonial social irá incidir sobre festas populares (carnaval e santos populares), festivais e feiras anuais, mercados e quermesses, procissões, corsos e cortejos, jogos, danças, bailes e dias especiais (da mãe, do pai, dos mortos e feriado municipal).

Na recolha a realizar pela autarquia de Manteigas serão ainda incluídas histórias narrativas, lendas, fábulas, anedotas, superstições, crenças, costumes populares, o sobrenatural e espíritos bons e maus.

Por fim, na vertente do folclore, considerado um "riquíssimo tema", o trabalho a realizar no território daquele município da Serra da Estrela irá incidir sobre danças, canções populares, cantigas do trabalho, cantigas de despedida, provérbios, adágios, ditos populares, nomes populares de pessoas, plantas, animais e ruas.

O concelho de Manteigas é o mais pequeno do distrito da Guarda, com cerca de 3.430 habitantes, que estão dispersos pela sede e pelas freguesias rurais de Sameiro e de Vale de Amoreira.

ASR // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Tempo de espera nos CTT é principal causa de insatisfação dos clientes

Um inquérito da associação Deco a 1.800 clientes dos CTT revela que esperam, em média, 18 minutos para serem atendidos e que o tempo de espera é o que causa mais insatisfação.

Juízes denunciam condições indignas de trabalho em vários Tribunais do país, muitos deles no Norte

As queixas sobre o mau estado de diversos Tribunais do país levaram a que os presidentes das 23 comarcas escrevessem 3500 páginas detalhando situações como buracos por onde chove, casas de banho entupidas e até pragas de piolhos. Este é o cenário retratado pelos juízes numa análise que foi feita ao longo do ano passado e agora revelada sendo que muitos desses cenários acontecem em Tribunais do Norte do país.

Associação de Farmácias alerta que há medicamentos que estão esgotados há mais de um ano

A Associação Nacional de Farmácias alerta que há medicamentos que estão esgotados há mais de um ano. A Ministra da Saúde reconhece os problemas e garante que a situação vai ser resolvida. Os medicamentos em causa são para tratamento de doenças como Parkinson, hipertensão e diabetes.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.