PS diz que Governo encontrará alternativa se TSU for chumbada, PSD garante voto contra

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 18 jan (Lusa) -- O PS garantiu hoje que, se a descida da Taxa Social Única (TSU) for 'chumbada', o Governo honrará "dessa ou doutra forma" o que acordou na concertação social, enquanto o PSD reiterou a rejeição da medida.

No final da conferência de líderes, que agendou para 03 de fevereiro o debate e votação das apreciações parlamentares de BE e PCP que pedem a cessação de vigência da descida da TSU para os empregadores em 1,75 pontos percentuais, o líder parlamentar socialista, Carlos César, voltou a criticar o que disse ser uma mudança de posição do PSD, mas afirmou que haverá uma alternativa, caso a TSU seja chumbada.

"Há um dado que devemos salvaguardar perante os portugueses: o Governo, com o apoio do PS, celebrou um acordo de concertação social, esse compromisso deve ser honrado, dessa ou doutra forma e esse acordo deve ser garantido e assegurada a sua continuidade", afirmou.

Questionado sobre qual poderá ser essa alternativa, César remeteu esse detalhe para o Governo: "Se esta via for obstaculizada por ação do parlamento, o Governo deve encontrar outra que honre o acordo que fez".

Já o PSD reiterou que irá votar ao lado de PCP e BE para fazer cair a redução da TSU, que entrará em vigor a 01 de fevereiro.

"A posição do PSD é muito clara, não concordamos com a substância da medida e já explicámos porquê. Do ponto de vista político, também é muito claro que quem jurou ao país que tinha uma maioria parlamentar que lhe permitia governar derrubando o Governo que saiu das eleições, não pode agora querer que seja o PSD muleta da governação. Portanto, votaremos a cessação de vigência daquele decreto", afirmou o vice-presidente da bancada do PSD Hugo Soares, em declarações aos jornalistas no final da conferência de líderes parlamentares.

Questionado se o PSD tenciona apresentar também uma apreciação parlamentar do diploma, Hugo Soares afastou essa possibilidade: "As apreciações parlamentares já estão apresentadas, é o suficiente para que o diploma caia também com o nosso voto".

SMA // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.