PR apela a crescente espírito solidário porque "os tempos assim o exigem"

| Política
Porto Canal / Agências

Vizela, 15 nov (Lusa) - O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, apelou hoje, em Vizela, a um crescente "espírito solidário" dos portugueses, sublinhando que "os tempos assim o exigem".

Falando na sessão de encerramento das comemorações dos 100 anos da Santa Casa da Misericórdia de Vizela, Cavaco Silva destacou o espírito solidário daqueles que não desistiram do crescimento da instituição, traduzido na recente inauguração de uma unidade de cuidados continuados, apesar das "vicissitudes da história que nem sempre favoreceram" a concretização do projeto.

"O povo de Vizela e os seus homens bons deram mais uma lição a todos nós. Faço votos de que esta vontade solidária se mantenha e se acrescente. Os tempos assim o exigem", afirmou o Presidente.

Sublinhou, concretamente, a necessidade de "olhar" pelas crianças, apoiar as famílias e os mais carenciados, acolher os idosos e garantir a dignidade na doença.

Cavaco foi vaiado à chegada a Vizela por cerca de duas dezenas de manifestantes, num protesto promovido pela CGTP para exigir ao Presidente da República (PR) que demita o Governo.

"O PR jurou cumprir e fazer cumprir a Constituição, mas este Governo está constantemente a violar essa mesma Constituição. É, por isso, um Governo ilegal e tem de ser demitido", afirmou Joaquim Daniel, coordenador da União dos Sindicatos de Braga.

Protestos à parte, Cavaco aproveitou o facto de estar num concelho termal para apelar à aposta do país no turismo de saúde.

"O turismo de saúde é uma das nossas potencialidades, pelo que faz todo o sentido apostar nesta área", referiu.

Para Cavaco, Portugal, "neste tempo de grande exigência", só pode ser "bem-sucedido" se apostar no conhecimento, no desenvolvimento de novas técnicas, na diferenciação dos produtos, na excelência da execução e na qualidade do apoio aos clientes.

O PR lembrou o "papel essencial" dos municípios na promoção das suas terras e na criação de condições favoráveis ao empreendedorismo e à instalação de indústrias, por forma a atrair investimento.

VCP // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Política

Governo propôs suplemento de missão para PSP e GNR entre 365 e os 625 euros

O Governo propôs esta quinta-feira um suplemento de missão os elementos da PSP e da GNR entre os 365,13 e os 625,94 euros, significando um aumento até 75 euros, revelou o presidente da Associação dos Profissionais da Guarda.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".