60% dos auxiliáries de educação recebem menos 557 euros brutos mensais

60% dos auxiliáries de educação recebem menos 557 euros brutos mensais
| Economia
Porto Canal (MYR)

Dois terços dos assistentes operacionais das escolas recebem menos de 557 euros brutos mensais, que é o valor do Novo Salário Mínimo nacional (SMN) promulgado pelo Presidente da República, o que significa que terão de ser aumentados a partir de janeiro. Em causa estarão mais de vinte mil trabalhadores, avança o Diário de Notícias, esta sexta-feira.

O número de auxiliares de educação é avançada pelo blogue Assistente Técnico, com base em excertos do relatório sobre os precários do Estado, documento que ainda não foi tornado público. Também João Dias da Silva, da Federação Nacional de Educação (FNE), a qual além de docentes, representa muitos funcionários das escolas no Norte do país, confirma ao Diário de Notícias que a maioria dos assistentes operacionais estão neste estatuto salarial.

Por outras palavras, a evolução do salário mínimo nacional acaba por englobar não só os trabalhadores da primeira posição remuneratória da carreira de assistente operacional, cujo salário está indexado ao salário mínimo, como os que surgem na segunda posição, cujo valor bruto, indica o blogue Assistente Técnico, é de 532,08 euros.

+ notícias: Economia

Redução das taxas de IRS aplica-se a todos os rendimentos de 2024

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou esta sexta-feira que a redução das taxas de IRS vai aplicar-se a todos os rendimentos auferidos desde 01 de janeiro de 2024.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.