Dupla suspeita de tentativas de homicídio em Valença fica em liberdade

| Norte
Porto Canal / Agências

Valença, 13 nov (Lusa) - As duas pessoas detidas pela Polícia Judiciária (PJ) suspeitas da tentativa de homicídio de dois familiares, em Valença, devido a uma herança, vão aguardar o desenrolar do processo em liberdade, segundo decisão judicial.

Os detidos foram presentes nos últimos dois dias a primeiro interrogatório judicial, tendo o tribunal decidido hoje a sua libertação, sujeitos a Termo de Identidade e Residência (TIR), a medida de coação menos gravosa, indicou à Lusa fonte judicial.

Os factos remontam a 2012 e os detidos, um homem de 35 anos e uma mulher de 31 anos, terão atuado por "motivos fúteis", relacionados com o "desejo de antecipação de herança familiar", mas também num clima de "persistente conflito quanto ao exercício do poder paternal sobre um menor", informou fonte da PJ, na terça-feira.

A investigação foi conduzida pela Diretoria do Norte da PJ, que identificou e deteve estes dois suspeitos, um casal, pela aquisição de uma arma de fogo ilegal, de calibre 6,35 milímetros, e pela "fabricação de um engenho explosivo improvisado".

Os dois detidos são uma comissionista e um empresário, ambos sem antecedentes criminais, tendo a PJ apreendido armas e explosivos proibidos.

Estão indiciados pela "presumível autoria de duas tentativas de homicídio", sobre o pai e sobre o ex-companheiro, ambos da mulher suspeita nesta investigação. Com o material apreendido, os dois "pretenderiam realizar os referidos homicídios", indicou anteriormente aquela força policial.

PYJ // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Reveladas as primeiras confirmações para o Festival Authentica em Braga

A cantora brasileira Luísa Sonza, o português Nininho Vaz Maia e o irlandês Cian Ducrot estão entre as primeiras confirmações para a terceira edição do Festival Authentica, marcado para 6 e 7 de dezembro em Braga.

Marco de Canaveses evita indemnização de 71 milhões de euros após acordo com concessionária de água

A Câmara Municipal do Marco de Canaveses aprovou um acordo com a concessionária de água e saneamento, evitando uma indemnização de 71 milhões de euros que teria de ser paga por uma modificação unilateral do contrato.

Viana do Castelo. Despiste seguido de capotamento na A27 deixa jovem em estado grave

Um jovem de 23 anos ficou esta quarta-feira gravemente ferido na sequência do despiste, seguido de capotamento da viatura que conduzia, na A27, na União de Freguesias de Cardielos e Serreleis, Viana do Castelo.