Ano de 2016 foi para "desfazer disparates do passado" no Ambiente, diz Matos Fernandes

| Política
Porto Canal com Lusa

O ministro do Ambiente afirmou hoje que 2016 foi o ano "em que se desfizeram os disparates do passado" na área que tutela, nomeadamente na gestão dos transportes públicos e na fusão de sistemas de captação água

"Nunca o ministério teve tantas competências, também nunca teve uma vontade tão forte de as delegar e as partilhar", afirmou o governante na sessão de encerramento de um seminário sobre "Território e Alterações Climáticas" que decorreu hoje no Porto.

Em jeito de balanço do último ano de governação, Matos Fernandes realçou como 2016 "foi o ano em que se desfizeram os disparates do passado", nomeadamente ao nível dos transportes públicos.

"Primeiro exemplo, a municipalização da Carris e da STCP são dois casos que me parecem de relevar. É tão evidente que é quem gere a via pública que pode valorizar o papel dos transportes coletivos rodoviários, que não consigo entender como isto não foi feito sequer antes", destacou Matos Fernandes.

Para o ministro do Ambiente, "é também de elementar justiça que sejam as autarquias, onde se prestam estes serviços, a suportar os custos do serviço público com os transportes, à semelhança do que acontece na generalidade do país".

Questionado no final, Matos Fernandes referiu, e no que concerne à municipalização do serviço de transportes públicos do Porto (STCP), que "neste momento as autarquias estão a apreciar e a celebrar os contratos necessários com o Estado e a Área Metropolitana", com o compromisso de, na segunda quinzena de dezembro, "este processo ser enviado para o Tribunal de Contas" para ser visado.

"No início do ano a transferência será certamente concretizada", referiu o ministro, dizendo porém que tal poderá não estar oficializado logo no dia 01 de janeiro.

A partir desse dia, contudo, Matos Fernandes garantiu que os municípios servidos pela STCP, e a própria Área Metropolitana do Porto, "terão um papel muito relevante na gestão" da empresa, nomeadamente através da nomeação dos seus administradores.

Ainda no setor da mobilidade urbana, salientou a "indispensável concretização" de um elevado número de esforços, a começar pelas autarquias que "devem preparar as cidades para andar a pé, de bicicleta, percebendo também que a população urbana vai envelhecendo".

"A programação e planeamento dos transportes é essencial e deve ser feita à escala das CIM ou das Áreas Metropolitanas, sendo estas verdadeiras autoridades de transporte", realçou.

Ainda em balanço, e durante a sessão, destacou a reversão pelo atual governo da fusão dos sistemas de captação de água que, disse, foi "um erro palmar que esbulhou autarquias e desprezou a gestão como se esta fosse uma atividade sem limite de escala".

"Não é possível num país com 160 municípios com menos de 20 mil habitantes ter sistemas isolados que sejam viáveis, ambiental e economicamente. É por isso indispensável a sua agregação em sistemas com o mínimo de 80 mil habitantes, com a certeza que essa agregação é por vontade própria dos municípios e não por qualquer imposição do governo central", acrescentou.

Assinalou ainda outras marcas "deste ano que finda" como a "resolução de problemas ambientais", nomeadamente "o desassoreamento da ria de Aveiro e do rio Mondego", ou mesmo "os resíduos de São Pedro da Cova", em Gondomar, e ainda "a poluição do rio Tejo", agora com "um plano claro e consensualizado".

O Seminário "Território e Alterações Climáticas" foi organizado em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), uma estrutura que, disse o ministro, "tem agora dirigentes que a merecem".

LIL/DZP // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.