Estado iraquiano tem agora todos os elementos para tomar decisão final - MNE

| Política
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 07 dez (Lusa) -- O ministro dos Negócios Estrangeiros disse hoje, em Bruxelas, que o Estado iraquiano tem agora em sua posse "todos os elementos necessários" para tomar "uma decisão final" sobre o pedido de levantamento da imunidade dos filhos do embaixador em Portugal.

Apontando que foi hoje entregue ao embaixador iraquiano, no Palácio das Necessidades, em Lisboa, "uma nota verbal na qual o Ministério dos Negócios Estrangeiros renova o pedido de levantamento da imunidade diplomática de dois filhos do senhor embaixador" - no âmbito do caso da agressão de um jovem em Ponte de Sor - "e foi-lhe também entregue a certidão dos autos que contém os elementos que necessários para que o Iraque possa tomar uma decisão", Augusto Santos Silva sublinhou que a palavra passa agora para as autoridades iraquianas, que "sabem o que é preciso fazer".

"Agora a decisão cabe às autoridades iraquianas. As autoridades iraquianas conhecem tão bem quanto eu a lei aplicável, a Convenção de Viena, e portanto sabem o que é que é preciso fazer e quais são as consequências do que cada parte fizer", afirmou.

ACC // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.