Câmara de Vila Verde "ataca" vespa asiática - mais de 60 ninhos já destruídos

Câmara de Vila Verde "ataca" vespa asiática - mais de 60 ninhos já destruídos
| Norte
Porto Canal

A Câmara de Vila Verde está a implementar um plano de combate à praga da vespa asiática, tendo já eliminado mais de 60 ninhos identificados um pouco por todo o concelho, informou hoje o presidente.

António Vilela disse à Lusa que neste momento apenas falta destruir 14 dos mais de 70 ninhos que foram detetados.

O combate está a ser feito por técnicos da Câmara, nuns casos através de inseticidas e noutros por queima. "Até já houve necessidade de derrubar algumas árvores, dada a elevada altura em que os ninhos foram construídos", acrescentou o autarca.

Segundo um comunicado do Município, o concelho vem assistindo, ao longo dos últimos tempos, à proliferação de uma "verdadeira praga" de vespa asiática, que está a destruir apiários do concelho e a colocar "sérios problemas" a uma atividade apícola que ainda tem "um significado bastante considerável" na região.

O documento sublinha que se trata uma vespa venenosa e de dimensões superiores à abelha autóctone.

Depois de uma primeira "investida", a situação voltou a ganhar, mais recentemente, "proporções preocupantes" e a Câmara de Vila Verde, em sede de Proteção Civil, decidiu implementar elaborar um plano "eficaz" de combate.

"Foi detetada a existência de algumas dezenas de novos ninhos de vespa asiática, o que reclama uma intervenção imediata e eficaz no sentido da sua erradicação, sob pena de a praga vir a atingir dimensões verdadeiramente alarmantes", refere ainda o comunicado.

O Município desenvolveu uma campanha de divulgação do problema junto das entidades e instituições de proximidade, nomeadamente as juntas de freguesia e os párocos, no sentido de solicitar à população local que informe a Câmara sobre novos ninhos que forem detetados.

Apela ainda aos munícipes para que "não atuem por conta própria" no intuito sua destruição.

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.