Turquia: Erdogan mantém deslocação ao Magrebe apesar dos protestos

| Mundo
Porto Canal / Agências

Ancara, 03 jun (Lusa) -- O primeiro-ministro turco Recep Tayyip Erdogan mantém, a partir de hoje, uma programada visita aos países do Norte de África apesar das manifestações contra o Governo, de acordo com fontes citadas pela AFP.

Segundo as fontes ligadas ao chefe do executivo contactadas pela France Presse, Erdogan deve deslocar-se ainda hoje a Marrocos, tal como previa o programa divulgado antes do início das manifestações que começaram na sexta-feira.

"Erdogan vai deslocar-se a Marrocos, depois à Argélia e depois à Tunísia. Vai passar uma noite em cada um destes países" e prevê-se que regresse à Turquia na quinta-feira, disse a mesma fonte que pediu para não ser identificada.

O primeiro-ministro turco vai encontrar-se com os dirigentes dos três Estados do Magrebe que "têm relações políticas, económicas e culturais" com a Turquia e aprofundar as "relações regionais e internacionais", indicou uma nota do gabinete de Erdogan.

Na Tunísia, o chefe de Estado vai encontrar-se com empresários assim como participa na primeira reunião do Conselho de Cooperação Estratégica entre os dois países.

A viagem deverá decorrer enquanto a Turquia assiste a manifestações antigovernamentais sem precedentes desde que o Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP), de Erdogan, venceu as eleições em 2002.

Apesar das manifestações terem começado com protestos contra um projeto imobiliário que implicava a destruição de um parque no centro da cidade de Istambul, a contestação transformou-se num movimento anti-AKP, após a repressão policial registada na sexta-feira.

Os manifestantes acusam Erdogan de autoritarismo e acusam o governo de querer islamizar a sociedade turca.

PSP // MLL

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.