PJ mantém em aberto todas as possibilidades no caso de criança desaparecida em Ourém

| País
Porto Canal com Lusa

Leiria, 25 out (Lusa) - A Polícia Judiciária de Leiria admitiu hoje que a criança desaparecida em Ourém foi encontrada em condições que indiciam que esteve exposta algumas horas ao ar livre, ma não descarta ainda qualquer hipótese.

Em conferência de imprensa, o coordenador do Departamento de Investigação Criminal da PJ de Leiria, António Sintra, adiantou que a criança de dois anos, desaparecida na segunda-feira de Urqueira, em Ourém, foi encontrada pelas 10:00, numa zona florestal, a cerca de dois quilómetros da sua residência.

"Apareceu em condições naturais para alguém que esteve exposto durante algumas horas a condições atmosféricas adversas", adiantou António Sintra, mantendo em aberto a possibilidade do bebé ter passado as 25 horas sozinho ou de ter sido colocado no local horas antes.

O coordenador adiantou que a operação policial teve início na manhã de segunda-feira, "na sequência do desaparecimento de uma criança de dois anos".

"Após receção dessa comunicação, a PJ fez deslocar imediatamente para o local um conjunto de meios humanos e materiais no sentido de definir com a máxima clareza e precisão as circunstâncias que envolveram o desaparecimento dessa criança da residência onde vive habitualmente com os familiares próximos: mãe e avós maternos", revelou.

Com vários cenários em cima da mesa, a PJ "delineou um plano de atuação no sentido de procurar recolher um conjunto abrangente de informação junto dos familiares e círculo próximo da criança desaparecida para definir um quadro claro em relação às circunstâncias que tiveram na origem do desaparecimento".

António Sintra explicou que as buscas foram suspensas ontem à noite por "razões técnicas e também para reavaliação do dispositivo em função das informações que já se dispunha nesse momento e outras complementares que foram sendo recolhidas durante a noite". Esses novos dados permitiram "reavaliar o plano e hoje por em marcha um plano mais adequado".

Esse plano visou aumentar o perímetro de buscas, o que veio a resultar na localização da criança, que se encontrava "sozinha, com vida e aparentemente bem de saúde, a dois quilómetros da residência onde vivia".

Apesar de a criança ter sido localizada, a investigação prossegue no sentido de se apurar as circunstâncias do desaparecimento do bebé e verificar se houve crime ou se se tratou de um "mero desaparecimento".

O pai da criança, que se encontrava em França, está a caminho de Portugal e vai ser inquirido pela PJ, à semelhança do que sucedeu com a mãe e avós maternos, informou ainda o responsável.

O bebé encontra-se na Pediatria do Hospital de Santo André, em Leiria, para se analisar o seu estado de saúde e para perícias médicas, cujos vestígios poderão ser submetidos ao laboratório de polícia científica.

António Sintra deixou ainda um apelo para que em futuros casos de desaparecimento os familiares e amigos não difundam informação nas redes sociais de dados que não estejam confirmados para "evitar especulações que são prejudiciais à investigação".

Em comunicado, a GNR informa que a criança foi encontrada "militares da GNR, na sequência de uma ação de patrulhamento".

"Desde a participação à GNR do desaparecimento da criança, apresentada no dia de ontem [segunda-feira], foram realizadas diversas ações de busca, que incluíram o empenhamento de meios cinotécnicos da especialidade de busca e socorro", refere ainda a nota de imprensa.

EYC // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Prestação da casa vai descer em maio para todos os prazos

A prestação da casa paga ao banco vai, em maio, recuar em todos os prazos, com a maior descida a ocorrer nos indexados à Euribor a seis meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Norte com mais praias galardoadas. Confira quais são

Portugal conta este ano com 440 praias, marinas e embarcações com Bandeira Azul, mais oito que em 2023, tornando-se o segundo país do mundo com maior número de praias fluviais galardoadas, anunciou esta terça-feira a Associação Bandeira Azul Europa.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".