Japão e governos africanos empenhados em cooperar para o desenvolvimento de África

| Mundo
Porto Canal / Agências

Yokohama, 03 jun (Lusa) -- O Governo japonês e 39 chefes de Estado e de Governo africanos sublinharam, no final de uma cimeira no Japão, a determinação em cooperar para acelerar o crescimento económico e reduzir a pobreza em África.

"Estamos determinados em trabalhar em conjunto para acelerar o crescimento, o desenvolvimento durável e a redução da pobreza", refere a Declaração de Yokohama, cidade japonesa onde teve lugar a 5.ª Conferência Internacional de Tóquio para o Desenvolvimento de África, lançada pelo Japão em 1993.

Esta conferência "tornou-se mais orientada para a ação e os resultados", indicaram os responsáveis japoneses e africanos, que juntaram à sua declaração um plano de ação detalhado para o período 2013-2017.

De acordo com os dados do Banco Africano de Desenvolvimento, o PIB africano duplicou em dez anos com um crescimento médio anual de 5 % e os africanos serão cerca de 2,2 mil milhões em 2050.

Para manter esta tendência, indica a Declaração de Yokohama, é necessário "reforçar as bases do desenvolvimento através das infraestruturas e do desenvolvimento dos recursos humanos e o desenvolvimento económico".

"Isso contribuirá para reduzir de forma significativa a pobreza e favorecerá a emergência de uma classe média que transformará o continente", acrescentaram os signatários.

PNE // PNE.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.