Governo garante os 16 milhões de euros para segunda fase de obras do hospital de Gaia/Espinho

Governo garante os 16 milhões de euros para segunda fase de obras do hospital de Gaia/Espinho
| Norte
Porto Canal com Lusa

O ministro da Saúde assina sexta-feira o contrato de financiamento da segunda fase de obras do Centro Hospitalar de Gaia que será assegurada por fundos comunitários, capitais próprios, verbas da autarquia e Orçamento do Estado, divulgou hoje a câmara.

"É a concretização de um grande desejo. É o pontapé de saída ansiado há mais de 20 anos (...) para reabilitar um equipamento fundamental", afirmou à Lusa o presidente da Câmara de Gaia, que irá apoiar as obras estimadas em 16 milhões de euros com três milhões para acessibilidades, arranjos no exterior e complementos de obra.

Eduardo Vítor Rodrigues recebeu finalmente as "boas notícias" prometidas por Adalberto Campos Fernandes no mês passado e os cerca de dois milhões de euros que faltavam para arrancar com a segunda fase da reabilitação do Centro Hospitalar de Gaia/Espinho (CHVNG/E) serão garantidos pelo próprio funcionamento do hospital e pelo Orçamento do Estado, explicou.

"Uma grande parte da segunda fase do projeto diz respeito a novo equipamento tecnológico que será gerido de forma plurianual", sustentou.

Na sexta-feira, pelas 11:30, será assim assinado no salão nobre dos Paços do Concelho "o modelo de financiamento" da segunda parte da obra que pressupõe a "cooperação de todas as entidades", incluindo o próprio Estado.

Segundo o autarca, a definição do modelo de financiamento permitirá agora lançar o concurso público internacional e espera-se que "em meados do próximo ano as obras já estejam em curso".

No início de maio o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E) viu aprovada a candidatura a seis milhões de euros de fundos comunitários, destinados a assegurar a segunda fase das obras de reabilitação que incluem um novo serviço de urgência.

Segundo afirmou então o presidente do Conselho de Administração, Silvério Cordeiro, o hospital tem ainda disponíveis 5,3 milhões de euros, resultantes de realização do capital estatutário.

No final de setembro o ministro da Saúde prometeu para outubro "boas notícias" sobre a segunda fase de obras de reabilitação.

Com uma duração prevista de 18 meses, a segunda fase irá compreender a compartimentação, acabamentos, instalações técnicas e a conclusão de mais três pisos que irão incluir os sérvios de urgência geral, unidade de emergência médica, unidades de cuidados intensivos e intermédios, unidade de AVC, serviço de gastroenterologia, serviço de broncologia, conclusão do serviço de imagiologia e conclusão das acessibilidades e arranjos exteriores.

A primeira fase do novo edifício hospitalar, inserida no Plano de Reabilitação do CHVNG/E com três fases, foi inaugurada em maio e teve um custo de 13 milhões de euros, sete milhões dos quais financiados por fundos comunitários.

Também na sessão de sexta-feira na Câmara de Gaia será apresentada a nova Unidade de Saúde da Madalena, que juntamente com a recém-anunciada unidade de Vilar do Andorinho e a segunda fase do centro hospitalar constituíam as "três grandes prioridades" de Eduardo Vítor Rodrigues para o município na área da saúde.

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.